Universo e o seu futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universo
Modelo geocêntrico
A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrónomo grego Claudius Ptolomeu quem deu forma final a esta teoria,  que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada nocentro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. 

Modelo heliocêntrico
Modelo heliocêntrico é a teoria que o Sol está no centro do universo. Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro. Apesar das discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem da antiguidade clássica, somente 1.800 anos mais tarde,no século XVI, que o matemático e astrónomo polonês Nicolau Copérnico apresentou um modelo matemático preditivo completo de um sistema heliocêntrico, que mais tarde foi elaborado e expandido por Johannes Kepler.

Como se formou o universo?
Teoria do big bang
A teoria de que o universo teve o seu início numa grande explosão (Big Bang) foi formada no século XX. A descoberta dos movimentos dasgalazias é que deu origem á teoria do Big Bang. As galáxias são sistemas isolados entre si, compostos de gases e poeira cósmica, que guardam no seu interior as estrelas e outros corpos celestes.
A teoria do Big Crunch: também conhecido por Gnab Gib (Big Bang lido ao contrário), defende que o universo começará a contrair-se no futuro, devido à atracção gravitacional, até entrar em colapso sobre simesmo. O futuro do Universo dependerá da gravidade e da velocidade da expansão.
Ao observamos que as galáxias apresentam uma movimento constante de afastamento umas das outras, alguns cientistas, chegaram a conclusão de que, originalmente, todas as galáxias estiveram concentradas num único ponto e que se começaram a afastar a partir de uma grande explosão o Big Bang. O astrónomo norte-americanoEdwin Hubble, foi quem descobriu, em 1929, o afastamento das galáxias umas das outras. Para entender-mos melhor a teoria do Big Bang, podemos utilizar o exemplo do balão. Imagine um balão em que foram pintados vários pontos coloridos. Quando o balão está vazio (sem ar), os pontos estão próximos uns dos outros. A medida em que vai ser colocado ar no balão, os pontos vão se distanciando uns dosoutros.
E importante lembrar que o exemplo do balão caracteriza a expansão do universo, não o momento da explosão. O afastamento das galáxias indica também que o universo esta em expansão. Para muitos astrónomos, o universo continuara em eterna expansão. O estudo que descreve esse fenómeno chama-se Teoria do universo

Como será o futuro do universo?
O sol agora produz sua energia transformandoHidrogénio em Hélio, funciona como um reactor. 
Quando não tiver mais Hidrogénio para queimar, vai queimar o próprio Hélio de dentro de si mesmo.
A queima de Hidrogénio continuará apenas em uma camada, originando o que chamamos de Gigante Vermelha. Gigante porque sua superfície irá se expandir muito.
O Sol hoje é uma bola muito grande, tem um raio de um milhão de quilómetros. 
Mas quando setornar uma estrela gigante este raio pode crescer até cerca de 100 milhões.
Detalhe: a Terra está hoje a um pouco menos de 150 milhões de quilómetros do Sol.
Mas esta fase de gigante vermelha durará pouco.
O estágio seguinte será o de uma nova contracção e o Sol se tornará uma bola do tamanho da Terra.
Nessa fase o Sol não produzirá mais energia através da queima de nenhum material e a sua luzvirá exclusivamente da energia acumulada durante toda a sua vida. 
Lentamente ele irá esfriando, e terá sido a morte de mais uma estrela no Universo.
Não haverá mais o calor do sol para o que sobrou do sistema solar depois de sua contracção.
Agora quanto ao próprio universo há duas teorias principais (dentre tantas)
1º) Ele se expandirá continuamente (está actualmente em expansão) e sua...
tracking img