Universitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG
Várzea Grande, 06 de Abril de 2013
Nome: Mauro Cezar Ferreira
Professor: Carlos Borromeu
Turma: 121 CN
Curso: Engenharia Civil

Aplicações de PI e o Euler

Introdução
Com aevolução dos números em geral, muita coisas foram descobertas, vários cálculos de funções que ajudariam no dia a dia, algumas constantes foram aparecendo. O Pi (π) e o Euller(e). Dentre os infinitosnúmeros irracionais, o número PI (π) e o número de Euler (e), são duas constantes de grande importância em diversas áreas científicas e, também, na própria matemática.

DesenvolvimentoNa matemática,  é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro  e diâmetro  então aquelenúmero é igual a 
A primeira utilização do símbolo  para representar PI deve-se a William Jones em 1706, sendo depois adoptada por Euler em 1748 a partir do qual se popularizou e tornou a notação padrãopara esta constante.
Para a maioria dos cálculos simples é comum aproximar  por 3,14. Uma boa parte das calculadoras científicas de 8 dígitos aproxima  por 3,1415927.
Um engenheiro japonês eum estudante americano de ciências da computação calcularam, usando um computador com doze núcleos físicos, cinco trilhões d e dígitos, o equivalente a 6 terabytes de dados.

Métodos de cálculo
Existemmuitas formas de se obter o valor aproximado de  através de métodos numéricos. Consideramos que  é um número irracional e transcendente, de forma que os métodos de cálculo sempre envolvemaproximações, aproximações sucessivas e/ou séries infinitas de somas, multiplicações e divisões.
Grandezas que dependem de Pi
Várias relações matemáticas dependem do conhecimento da constante   as maisconhecidas a nível didático são:
Perímetro de uma circunferência: 

Área do círculo: A = π * r² 
Volume de uma esfera:
 Também está nas fórmulas gravitacionais e do eletromagnetismo da física....
tracking img