Universidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
no, e também nos horários da aula de Educação Física, com apoio da coordenação e a equipe técnica.
O corpo discente é originado de todos os extratos sociais, na sua condição de pessoas com deficiência, distribuídos entre: deficiência mental moderada/severa, deficiência visual,deficiência, auditiva,deficiência física associadas a deficiência mental, transtorno invasivo do desenvolvimentoneuropsicomotor/autismo, surdo cegueira, distúrbio de aprendizagem.
A escola, os profissionais e as famílias devem estar unidos por um mesmo objetivo, o desenvolvimento da criança, os pais devem fazer uma aliança com os profissionais. Os profissionais devem valorizar o saber dos pais e incentivar pequenas iniciativas. Os diálogos, as trocas de informação aproximam a família e os especialistas e assimfica mais fácil alcançar os objetivos traçados.
A escola em seu Projeto Político Pedagógico especifica algumas atribuições aos pais ou responsáveis:
* Submeter os seus filhos à avaliação prévia.
* Matricular regularmente e rematricular periodicamente os seus filhos, na qualidade de educando da escola.
* Prover o transporte, acompanhamento e retirada dos seus filhos nos horáriosestabelecidos.
* Providenciar a documentação relativa aos seus filhos, incluindo os atestados solicitados periodicamente.
* Fornecer todas as informações necessárias para os registros escolares e responsabilizar-se pela autorização, se for da sua vontade, para as diversas atividades escolares intra-classe ou extra-classe, que assim requeiram.
* Tomar conhecimento da vida escolar dos seusfilhos, participar e apoiar as ações institucionais propostas.
* Manter a continuidade das atividades de vida prática, no âmbito do lar e da família, incluindo os procedimentos de afetividade, para manter o nível de auto-estima, indispensável para a construção de resultados cognitivos.

3 RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO

É fundamental a participação e comprometimento da família com a instituiçãopara obtermos sucesso e melhor desenvolvimento dessas crianças.
A avaliação adotada pela instituição é descritiva e com critérios específicos para cada objetivo, visando contemplar todas as situações, necessidades e especificidades; executada no seguinte regime: Avaliação prévia: para sondagem de condição, enquadramento e habilitação a matricula do candidato à vaga, com seus dados completos,realizada por uma equipe multidisciplinar. Avaliação periódica semestral de cada educando, para mensurar, de maneira global, o seu desenvolvimento, reciclar ou intensificar o processo de ensino-aprendizagem e ensejar a sua inclusão na escola regular.
Deficiência Física

No decreto nº 3298 de 1999 da legislação brasileira encontramos o conceito de deficiência e de deficiência física, conformesegue:
Art.3º: - Para os efeitos desse Decreto, considera-se:
I- Deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o despenho de atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
Art, 4º: - Deficiência física- alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando ocomprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidades congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produziam dificuldades para o desempenho de funções.
O comprometimento da função física poderá acontecerquando existe a falta de um membro (amputação), sua ma formação ou deformação (alterações que acontecem no sistema muscular e esquelético).
Ainda encontraremos alterações funcionais motoras decorrentes de lesão do sistema nervoso e, nesses casos observamos principalmente a alteração do tônus muscular (hipotonia, hipertonia, atividades tônicas reflexas, movimentos involuntários e incoordenados)....
tracking img