Universidade federal do rio grande: curso de arquivologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Faculdade Ciência da Informação (FCI)
Curso de Arquivologia

Disciplina: Introdução à Arquivologia
Código da Disciplina: 182681
Professora: Angelica Alves da Cunha Marques
Período: 01/2012 (turma A)
Aluno (a): Nadia Harumy Fugioka
Matrícula: 12/0019396

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE:
CURSO DE ARQUIVOLOGIA

29 de maio de 2012
A FURG
AUniversidade Federal do Rio Grande (FURG) localiza-se no município de Rio Grande, aproximadamente a 320 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Sua criação foi estabelecida pelo Decreto 744 em 20 de agosto de 1969, como entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.
Atualmente o ingresso nos 53 cursos de graduação da FURG é através do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, queutiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) como forma de seleção dos candidatos.
O Curso de Arquivologia
Criado em meados de 2008, a partir de uma proposta do Departamento de Biblioteconomia e História (DBH), atual Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras(REUNI). Na FURG, a criação foi formalizada pela Deliberação 014/2008.
Contou com uma comissão formada pela professora Adriana Kivanski de Senna da área de História e pelos professores Cláudio Omar Iahnke Nunes e Prof. Manoel Fröhlich Henrique, ambos da área de Biblioteconomia. A idéia inicial era direcionada à proposta de criação de um Curso de Museologia, porém o mesmo já havia sido criadorecentemente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), município vizinho de Rio Grande. Desta forma, visando o fortalecimento da área de Ciência da Informação na Universidade e atendendo a uma demanda da região por profissionais habilitados a gerir informações arquivísticas, deu-se a criação do Curso.
A primeira turma ingressou em 2008, mas começaram as aulas só no primeiro semestre do ano seguinte.Desta maneira, hoje o corpo discente do Curso é constituído de quatro turmas ingressantes em 2008, 2009, 2010 e 2011. São oferecidas 40 vagas por ano para Arquivologia.
O corpo docente que atua no curso de arquivologia é constituído de professores do ICHI e de outras unidades educacionais da FURG. O quadro docente da área de ciência da informação é formado por 17 professores (14 efetivos e 3substitutos). Entre os efetivos, um possui doutorado, dois são doutorandos em atividade, quatro são mestres e dois possuem graduação. Quatro professores efetivos são da Ciência da Informação – Curso de Arquivologia.
O curso de Arquivologia é noturno, com aulas das 18h50 às 23h10 e provê habilitação voltada ao bacharelado. Tem duração mínima de 8 e máxima de 12 semestres. É constituído de 160créditos, o que corresponde a 2.400 horas, subdivididos em disciplinas obrigatórias (106 créditos, 1.590 horas); disciplinas optativas (no mínimo 30 créditos, 450 horas); estágios (16 créditos, 240); trabalho de conclusão de curso (8 créditos, 120 horas). Além disso, é condição necessária a integralização de 240 horas de atividades complementares.
A estrutura curricular prevê disciplinas obrigatórias queabrangem conhecimentos de formação geral e conhecimentos técnicos nas áreas de Arquivologia, Direito, Administração, História e Biblioteconomia, que compõem a base técnico-metodológica do curso de Arquivologia. As disciplinas optativas e as atividades complementares enfatizam o domínio de competências e habilidades necessárias para a formação do profissional, visando sua atuação no segmento dosArquivos. O estágio curricular e o Trabalho de Conclusão de Curso completam o corpo de conhecimentos teórico-práticos de formação do arquivista.
Disciplinas Obrigatórias

1º SEMESTREAdministração Aplicada à ArquivologiaFundamentos de ArquivologiaIntrodução a LógicaIntrodução aos Estudos HistóricosNoções de Direito para ArquivologiaProdução Textual | 2º SEMESTREBrasil Contemporâneo:...
tracking img