UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS5555555555555555555555555555555

385 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE

Trabalho de Educação Física Adaptada

Acadêmico: vivi

A educação inclusiva é tema de discussões na área educacional e o debate sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em salas regulares, provoca uma grande reflexão.

A legislação tem avançado e a inclusão na escola é um direito constitucional, pois, não há mais espaço para a discussão da aceitação, ou não, destes alunos, como consta na Constituição Federal de 1988, artigo 205, o direito à educação é para todas as pessoas.

A educação inclusiva implica na mudança de paradigma, visa à construção de uma educação diferente, transformadora, com práticas inclusivas que pressupõem a inclusão e uma educação de qualidade para a diversidade desses alunos.

É preciso rever todos os procedimentos referentes à inclusão escolar, sendo necessária uma transformação em todo o sistema, seja educacional, social ou político, promovendo o acesso à educação e à permanência do aluno na escola. Portanto, para que ocorra a verdadeira inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino, não basta apenas a promulgação de leis, cursos de capacitação para professores, nem a obrigatoriedade da matrícula. São medidas essenciais, porém a discussão é muito mais complexa.

O tema inclusão vem despertando interesse crescente na sociedade inspirando e modificando o olhar das pessoas que representam a diversidade e também dos profissionais que trabalham com diferentes físicos na educação física. Essa questão traz à tona a discussão da proposta de Educação Física como um componente curricular diante do desafio da inclusão de pessoas com deficiências e a participação nesses debates é fundamental para que o professor de educação física aprimore suas possibilidades de atuação com os alunos que apresentam tais demandas.

Sendo assim, a inclusão escolar pressupõe respeitar os direitos dos alunos com deficiência intelectual de frequentares as classes da rede regular de serem aceitos,

Relacionados