S NTESE DO CIDO ACETILSALIC LICO

612 palavras 3 páginas
SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

Objetivo:
Este experimento tem como objetivo sintetizar o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina.

Introdução
Aspirina é o nome comercial do ácido acetilsalicílico, composto orgânico bastante empregado como medicamento. A aspirina é considerada um analgésico médio, sendo empregada nos casos de dores musculares e de cabeça. Tem ainda ação antitérmica bastante eficaz, sendo, portanto utilizada nos casos de febre.
A aspirina é uma droga de ação farmacológica. As indústrias farmacêuticas fabricam com ela muitos tipos de medicamentos, transformando através de aparelhagens especiais o produto sólido em comprimidos.
Em geral, os comprimidos são feitos em prensas. Uma pequena quantidade do ácido acetilsalicílico é misturado com uma quantidade de amido suficiente para dar um certo tamanho ao comprimido e essa mistura é então, prensada.

Fundamentos Teóricos
As reações de síntese são aquelas em que o operador tem como objetivo a obtenção/produção de determinada substância. Nestaatividade ocorreram várias reações químicas. A reação final, isto é, areação que vai formar o ácido acetilsalicílico é a seguinte:

C7 H6O3+ C4H6O3 C9H8O4+CH3COOH
A história da aspirina possui um maior interesse a partir de 1853 quando Charles Gerhardt descobriu a estrutura química do ácido salicílico. Reagindo este ácido com cloreto de acetil ele sintetizou o ácido acetilsalicílico, pela primeira vez na humanidade. O novo produto possuía as mesmas características anti-inflamatórias e analgésicas do ácido salicílico, mas não tinha o seu desagradável sabor azedo nem era tão irritante para as mucosas. Em 1899 a Bayer, companhia de produtos químicos onde Félix Hoffmann trabalhava, sintetizou-o e registrou-o, emMarço de 1899, no Registo Imperial de Patentes de Berlimcomonome de Aspirina.
Aspirina pode ser designada por éster acético do ácido salicílicoou como já referimos
, por ácido acetilsalicílico. Esta substância ébranca,

Relacionados

  • HEMATOLOGIA RESUMO MED
    34322 palavras | 138 páginas