Universidade anhanguera educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Polo de apoio presencial: Juazeiro-BA















Desafio de Aprendizagem de Psicologia Social E Serviço Social















Elenilde Raiane de Oliveira Cavalcanti (RA: 269141)

Elizabete Rocha Gomes (RA: 266349)

Núbia Coelho de Amorim (RA: 266350)











Introdução:





A realidade docrescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto. A mulher ainda é alvo de grande discriminação por aqueles que ainda acreditam que “lugar de mulher é no fogão” e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que apesar de frágil é ainda forte,ousada e firme na tomada de decisões, quando necessário. As mulheres não buscam serem iguais aos homens, mas reconhecidas como seres humanos, terem seus direitos à vida, vez e voto respeitados.

































A Percepção Social é o modo como formamos impressões sobre outras pessoas e como fazemos inferências sobre elas. Ela têm a capacidade deinfluenciar nas decisões sobre a interação com outras pessoas. À partir da percepção social, o indivíduo organiza suas informações, relacionando-as com afetos e desenvolvendo uma predisposição para agir em relação às pessoas e objetos. A partir da percepção social, o indivíduo organiza suas informações, relacionando-as com afetos e desenvolvendo uma predisposição para agir em relação às pessoas eobjetos. Na psicologia social definimos atitude como uma predisposição – positiva ou negativa, para agir numa determinada direção. Atitudes são sentimentos pró ou contra pessoas e coisas com quem entramos em contato. Os componentes que integram as atitudes sociais são: Componente Cognitivo, Componente Afetivo e Componente Comportamental.
É importante ressaltar que o indíviduo pode em qualquermomento modificar seu pensamento, tendo em vista que ninguém dispõe de total segurança de suas ideologias. Para que ocorra essa mudança de atitude ou pensamento, é imprescindível que o indivíduo queira mudar, objetivando a forma de agir e renovando o desejo de mudança. Não vale a pena focar só a longo prazo, mas ir conquistando pequenas espaços de liberdade, de realização, de progressos possíveis nestemomento. Mudança não pode significar apenas sofrimento.
A percepção acerca do outro é uma forma de comunicação que depende da atribuição de significado à situação vivida. A comunicação é um processo que passa pela percepção, na medida em que envolve codificação e decodificação de mensagens, seja pelo meio cognitivo, seja pelo meio expressivo.
Há um processo de interdependência, conformidade einfluência entre as pessoas que se comunicam. A Comunicação autêntica é caracterizada pela correspondência entre o que percebemos e o que comunicamos. Se desenvolvemos a comunicação autêntica, aprenderemos mais, evoluiremos mais, ampliaremos nossos horizontes emocionais e intelectuais de forma poderosa. Por meio da comunicação interpessoal criamos com outras pessoas novas realidades, modificandoassim nossa forma de ver e a delas. Modificando-nos pessoalmente, modificamos os outros.
A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo de socialização. Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados eacumulados por esse conjunto. Não é suficiente afirmar que o grupo baseia-se apenas em reunir pessoas que compartilham normas e objetivos comuns. Significa compreender o grupo enquanto relações e vínculos entre pessoas com necessidades individuais e o interesse coletivos, que se expressam no cotidiano da prática social. Além disso, o grupo é também uma estrutura social, uma realidade total, um...
tracking img