Unificaco eua 2010

1562 palavras 7 páginas
Trabalho de historia

Nomes: Fabi
Turma: 22M

Unificação Alemã
A Unificação Alemã teve inicio em meados do século XIX e acabou em 1871, para a integração e depois a unificação de diversos estados germânicos em apenas um: a Alemanha. O processo foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck, mais conhecido como Chancelear de Ferro, e culminou com a formação do Segundo Reich (Império) alemão.
Em meados do século XIX, após a separação territorial no Congresso de Viena, o territorio germânico era formado por 39 Estados de diferentes reinos, cidades livres, que apenas tinham em comum a mesma lingua (o alemão) e a mesma base cultural. Nele, a hegemonia política era disputada pelas suas duas principais potências: a Áustria dos Habsburgos, que dominava a Dieta (o Parlamento da Confederação Germânica) e a Prússia, governada pelos Hohenzollern. No plano econômico, o território germânico ainda vivia, em linhas gerais, numa estrutura feudal, em plena Idade Contemporânea; porem a Prússia, mais industrializada, com maior poder económico, que desde 1834 havia implantado o "Zollverein'", uma aliança aduaneira entre os Estados da Liga Alemã.
A partir do movimento de Fevereiro de 1848, na França, que conduziu à abdicação de Luís Filipe I de França, nos meses seguintes diversos Estados alemães também se revoltaram, registrando-se manifestações populares e um movimento a favor de um parlamento nacional eleito pelo povo, que elaborasse uma nova constituição para uma Alemanha unificada.
O fracasso da Revolução de 1848, de intuitos unificadores, implicou a continuidade da fragmentação da Alemanha. Na década de 1850, os grandes senhores da Prússia, possuidores do poder político, mantinham os seus privilégios - o monarca, receando uma nova revolução, resolveu manter a Constituição onde esses privilégios eram consagrados.
A partir de 1848, o ritmo de desenvolvimento do setor industrial e das cidades foi bastante acelerado e apenas a divisão

Relacionados