Unidade Web - Antropologia e Cultura Brasileira - Atividade 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
O caldo de cultura constituinte da nação brasileira, proveniente de tão diversificados ingredientes, é responsável pela construção de uma miríade de signos e simbologias, constituídos aolongo desses (mais de) quinhentos anos em que o nosso povo expressa e manifesta seus sentimentos de dor e alegria, revolta e miscigenação, euforia e sofreguidão, violência e paixão, com que vemenfrentando a luta pela sobrevivência e pela sua afirmação.
Com base na referência inicial acima, julgue as opções a seguir que tangem à proposta elaborada pelo antropólogo Darcy Ribeiro sobre o processode formação do povo brasileiro:
I. O povo brasileiro surgiu do encontro harmônico entre as culturas do branco português, negro e índio.
II. O povo brasileiro surgiu do encontro e do entrechoqueentre as culturas do branco português, negro e índio.
III. O povo brasileiro, ao constituir-se enquanto uma nova unidade étnica, apresenta heterogeneidade em sua formação societária.

Marque aalternativa CORRETA:
Resposta
Resposta Correta: e. II e III

Pergunta 2

O autor Caio Prado Júnior inaugurou um novo modo de pensar e interpretar a realidade brasileira, que sãosignificativos, até os dias de hoje, para a compreensão da realidade brasileira. Para ele, o Brasil é resultado de convergências de povos variados - Europa, América e África – que construíram o chamado “povobrasileiro”.
Sobre o termo “Sentido da Colonização” segundo a interpretação do estudioso Caio Prado Júnior, avalie as opções a seguir:
I. O termo “sentido da colonização” faz referência à formaçãode uma sociedade brasileira que foi estruturada ao atendimento dos interesses econômicos do mercado europeu e não aos seus próprios interesses econômicos.
II. O termo “sentido da colonização” éaplicado de modo homogêneo em diversas interpretações de realidades históricas, tal como acontece na realidade brasileira, e não se transforma no decorrer dos tempos.
III. O termo “sentido da...
tracking img