Unidade antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0,2 em 0,2 pontos

Correta
Auguste Comte, é considerado o pai da Sociologia, ciência batizada inicialmente por ele de Física social. Para ele, esta nova ciência deveria ter o rigor das ciências naturais aplicada para o entendimento da vida social. Esta ciência foi amplamente influenciada pelo Positivismo, que deveria entender as leis imutáveis da vida social.

Seu principal lema queorienta a maneira de compreender a sociedade é:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
“Ordem e Progresso”.
Resposta Correta: a.
“Ordem e Progresso”.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: “Ordem e Progresso”.

Comte, entusiasta defensor das conquistas tecnológicas e do avanço da ciência, acreditava que quanto mais para o futuro a humanidade caminhasse, melhor seria a vida emsociedade, pois o progresso tecnológico se desenvolveria mais. Acreditava que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferissem quanto a sua essência, no entanto, haveria uma mesma lógica que permitiria prever ocorrência e natureza de comportamentos que ele considerava as patologias da sociedade moderna, como greves e revoluções. Segundo ele, estas impediam que se pudesse usufruirdas benesses da sociedade industrial. Ou seja, manter a ordem social para usufruir do progresso tecnológico.
Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Uma das principais abordagens da Antropologia é Estruturalista. Esse paradigma tem suas raízes históricas na obra do pensador francês Èmile Durkheim e de seu sobrinho, o antropólogo Marcel Mauss. De uma forma geral, esses pensadoresdedicam- se a compreender a existência de sistemas culturais responsáveis pela organização e modelação da vida social, tornando-a possível. Nessa perspectiva, a cultura é compreendida como um sistema operacional social. A formulação mais sistematizada dessa teoria foi realizada pelo antropólogo belga Claude Lévi-Strauss, e pode ser resumida da seguinte forma: em primeiro lugar, deve-se compreender queos fenômenos culturais têm a mesma natureza dos fenômenos lingüísticos e, portanto, podem ser estudados por uma mesma metodologia. Ambos são ao mesmo tempo universais (todas as sociedades têm linguagem) e singulares (cada uma delas têm a sua própria). A explicação estruturalista sustenta-se em um TRIPÉ CONCEITUAL. São eles:
Resposta
Resposta Selecionada:

Atividade universal do espírito; opensamento concreto e o pensamento mitológico;
Resposta Correta:

Atividade universal do espírito; o pensamento concreto e o pensamento mitológico;
Feedback da resposta:
A explicação estruturalista sustenta-se em um tripé conceitual: Em primeiro lugar está a Atividade Universal do Espírito, ou seja, a compreensão de que os processos de operacionalização do pensamento humano são osmesmos para todas as culturas, e que esse processo se dá em forma de oposição binária. (sim/não, cru/cozido, quente/frio, cultura/natureza); Em segundo lugar está o Pensamento Concreto. Isso significa que não existe diferença entre o pensamento do selvagem e o pensamento do homem moderno, ambos são pensamentos que seguem as mesmas regras cognitivas e são operados da mesma forma. A diferença deve serprocurada no estudo desse pensamento, entre o pensamento em estado selvagem (que opera a partir das qualidades sensíveis da natureza — tato, paladar, cores...) e aquele em estado domesticado pela educação (que opera por meio de suas qualidades inteligíveis ou abstratas). Dessa forma, o pensamento selvagem está presente em todas as sociedades, basta observarmos como as pessoas cozinham em casa, comosão construídas as casas (sem engenheiros ou arquitetos). Por último, estaria o pensamento mitológico, que, antes de ser uma narrativa pré-religiosa e ignorante do mundo, exibiria uma capacidade fabulatória na qual estaria expressa uma outra forma de construção da realidade, não- linear ou temporal. Seria a bricolagem, termo que designa o construtor que não tem projeto, faz o que o material que...
tracking img