Unidade 5

Páginas: 5 (1113 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
O texto a seguir, de John Locke (1632-1704), revela algumas características de uma determinada corrente de pensamento:
“Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto de sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á aodomínio e controle de qualquer outro poder?
Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza ele tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele e, na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui neste estado é muito inseguro e muitoarriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.” (Os Pensadores. Nova Cultural, 1991) (Questão retirada doExame do Enem de 2000).

Do ponto de vista político, e de acordo com a unidade 5, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar:
Resposta Selecionada:
Corretad. A origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.
Resposta Correta:
Corretad. A origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é"A origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos." Algumas alternativas não encontram justificativa no texto lockeano. John Locke, filósofo inglês do século dezessete, considerava que mesmo o homem gozando de liberdade em estado natural, prefere juntar-se em sociedade aos outros homens para garantir certos direitos, tais como: a conservação da sua vida e de seus bens, o queno estado natural seria inseguro e arriscado.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos


Este símbolo representa a corrente política Anarquismo que, de acordo com a unidade 5, defende:
Resposta Selecionada:
Corretad. Sociedades cooperativas de produção.
Resposta Correta:
Corretad. Sociedades cooperativas de produção.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é "Sociedades cooperativas deprodução" uma vez que os anarquistas eram contra a propriedade privada conforme afirmação de Proudhon "A propriedade é roubo". Todas as alternativas, exceto a "d" são características do capitalismo.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
HISTÓRIAS INFANTIS: ESCRITOR QUESTIONA MUDANÇA DE MÚSICAS E HISTÓRIA INFANTIS
(Mônica Pestana. Jornal O Estado de S.Paulo, Caderno Vida, 15/03/2010)

E se o lobo mau daChapeuzinho Vermelho não quisesse devorar a vovozinha e a criança não atirasse o pau no gato, esses clássicos que sempre estiveram presentes na educação infantil e nas brincadeiras continuariam os mesmos? No intuito de educar crianças de uma forma "politicamente correta", escolas e educadores têm apresentado histórias modificadas para afastar os alunos de temas violentos e promover a conscientização."Atirei um pau no gato" virou "Não atire o pau no gato", o Saci Pererê ficou sem o cachimbo e o lobo Mau, em vez de ser morto pelo caçador, foge pela floresta.
Observando essa tendência, o escritor, contador de histórias e pesquisador Ilan Brenman estudou o tema em sua pesquisa de doutorado pela USP. Autor de livros infantis que buscam "tratar a vida como ela é", como Até as Princesas soltamPum, Brenmam questiona a mudança de histórias e músicas na tentativa de reduzir a violência na vida real. "É uma visão organizacionista", diz citando o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), para quem o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. "A criança é um ser complexo e ela não é contemplada quando uma história clássica é mudada".

De acordo com o conteúdo da unidade 5, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidade 5
  • Unidade 5
  • Unidade 5
  • Unidade 5
  • Unidade 5
  • Unidade 5
  • unidade 5
  • UNIDADE 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!