uncionalismoxEstruturalismo

645 palavras 3 páginas
Podemos dizer que o estruturalismo foi o marco inicial para que a psicologia se torna-se uma ciência e um objeto de estudo, teve seu fundador Wilhelm Wundt conhecido como o pai da psicologia experimental.
Wundt tornou possível separando a filosofia da psicologia e introduzindo a fisiologia, desta forma a psicologia pode se considerar uma forma de estudo, pois agora ela entrava no campo da metafísica.
Wundt foi também fundou o primeiro laboratório de psicologia experimental do mundo, em Leipezig na Alemanha. Tinha como objetivo realizar estudos sobre a consciência e o comportamento humano. Para Wundt a consciência tinha papel ativo e capacidade em organizar e relacionar o conteúdo proveniente da percepção, por esta razão concentrou seus estudos por estruturas que compõem a capacidade mental. O estudo era concentrado na observação direta e na introspecção. A observação direta consistia em dois tipos: A externa e a interna, a observação interna o foco era depositado no observador e sua experiência consistente, a observação externa o foco era nas reações do observado. Na introspecção (autoanálise da mente) Wundt trouxe uma inovação neste estudo que já existia desde o tempo de Sócrates, agora ele introduzia este conceito de modo experimental.
Esses estudos desenvolvidos por Wundt em Leipezig trouxe muitas críticas especialmente na observação interna e na introspecção, pois quando introduziam este método de estudo verificavam que diferentes resultados eram obtidos uma vez que se trata da auto-observação o que levava o observador a intencionalmente introduzir suas experiências subjetivas.
Wundt e Titchener foram os percussores que levaram a psicologia se tornar uma ciência através de seus métodos de pesquisa e estudo, buscando conhecer a estrutura da consciência aplicando a experimentação e a observação. Suas abordagens são utilizadas desde os dias de hoje, no teste de personalidade e análise de comportamento. Sofreram inúmeras críticas que proporcionou a psicologia

Relacionados

  • uncionalismoxEstruturalismo
    645 palavras | 3 páginas