Umberto eco - biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos pensadores mais importantes do Século XX, Umberto Eco é um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama e renome internacionais. Tem publicados mais de cinquentaobras. Dentre elas, o best-seller O Nome da Rosa, e estudos sobre filosofia, semiótica, dentre outros.
Nascido em Alexandria, na Itália, no dia 5 de janeiro de 1932, Umberto Eco graduou-se emFilosofia na Universidade de Turim em 1954, com um trabalho que iria publicar dois anos mais tarde: O Problema Estético em São Tomas de Aquino. Esta foi a primeira obra publicada por Eco.
Trabalhou comoprofessor nas Universidades de Turim, Florença e Milão. Ainda na Universidade de Florença, em 1966, se tornou professor de Comunicação Visual. Foi justamente nessa época, que Umberto Eco publicou suasmais importantes obras, como a Obra Aberta (1966), e A Estrutura Ausente (1968). E pouco tempo depois, em 1971, passou a ocupar a cadeira de Semiótica da Universidade de Bolonha, onde atualmente étambém diretor da Escola Superior de Ciências Humanas.
Umberto Eco publicou diversos trabalhos ao longo de mais de cinquenta anos como filósofo e semiólogo. Além de São Tomás de Aquino, que foi oenfoque de sua primeira obra publicada, e os estudos das relações existentes entre a poética contemporânea e a pluralidade de significados, tema abordado na coletânea de ensaios Obra Aberta, Eco tambémestudou a cultura de massa. Estudos esses que estão no livro Apocalíticos e Integrados (1964), onde Eco defende uma nova orientação nos estudos dos fenômenos da cultura de massa, criticando a posturaapocalítica dos que acreditam que a cultura de massa é a ruína dos “altos valores” artísticos.
Nos anos 70 e 80, Eco passa a focar mais na semiótica, com destaque para as coletâneas de ensaios Asformas do Conteúdo (1971), Tratado Geral da Semiótica (1975) e Semiótica e Filosofia de Linguagem (1984). Na semiótica, Eco segue a tradição anglo-saxónica, influenciado por John Locke, filósofo...
tracking img