Umbanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Umbanda
Origem da palavra
Os radicais que compõem o mote UMBANDA são, respectivamente: AUM - BAN - DAN. Sua tradução pode ser comprovada através do alfabeto Adâmico ou Vattânico revelado ao Ocidente pelo Marquês Alexandre Saint-Yves d'Alveydre, na sua obra "O ARQUEÔMETRO".
AUM significa "A DIVINDADE SUPREMA"
BAN significa "CONJUNTO OU SISTEMA"
DAN significa "REGRA OU LEI"
A UNIÃO destesprincípios radicais, ou AUMBANDAN, significa "O CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS"
O fundador
Não posso estar totalmente certa de que Zélio Fernandino de Moraes foi o fundador da umbanda, ou mesmo que a umbanda tenha tido um único fundador, muito embora o centro da Zélio e aqueles fundados por seus companheiros tenham sido os primeiros que encontrei em todo o Brasil que se identificaram conscientementecomo praticantes da umbanda.
Assim, o Centro Espírita Nossa Senhora da Piedade, que Zélio fundou e identificou para mim como o primeiro centro de umbanda, começou a funcionar em meados da década de 1920 num terreno alugado, nos fundos de uma casa, nos arredores de Niterói. Após uma série de mudanças no local, o centro instalou-se em 1938 num amplo edifício na área central do Rio, onde está até hoje.Elas estão claramente refletidas na literatura que eles produziam, especialmente nas Atas do Primeiro Congresso do Espiritismo de Umbanda (que foram publicadas), evento realizado no Rio em 1941. Dois temas centrais destacavam-se nessas Atas: a preocupação com a criação de uma umbanda desafricanizada, cujas origens foram localizadas nas antigas tradições religiosas do extremo Oriente e do orientepróximos, cujas conexões com a África foram minimizadas ao máximo – e o esforço para “branquear” ou “purificar” a umbanda, dissociando-a da África “primitiva” e “bárbara”.
Isso marcou o inicio da formação da Umbanda, cuja proliferação no período pós 1945 lhe granjeou a publicidade e a legitimidade de que desfruta hoje.
História da criação do mundo
Tudo começa com a fundação da cidade de Ifé.Essa cidade, situada entre os Rios Oshum e Ogotun, se destacou das demais por sua prosperidade e suas conquistas. Ela foi fundada e administrada por um Olofim (rei) chamado Odudua. Seu poder era de tal tamanho, que muitas histórias e lendas se formaram em torno dele.
As lendas Iorubas são histórias que nada perdem por serem escritas como fábulas. Sem a intenção de descaracterizar as verdades, elasvão contando, no limiar do “mais ou menos certo”, a vida dos Orixás.
Todas as regiões a que esse refere às lendas ficam no interior do Golfo da Guiné, Benin Togo. Isso mostra que os Orixás não vieram em grupo, nem tampouco reinaram na mesma época ou na mesma região. Enquanto na Umbanda e no Candomblé os Orixás, na África, em sua vida terrena, isso não se deu assim, lá, encontramos, dependendo daregião, um de nossos Orixás como o deus maior, podendo os demais ser até desconhecidos.
Então, como e quem reuniu os Orixás africanos no Brasil?
Os escravagistas amontoavam, nos mercados de escravos, negros de todas as regiões, reunindo assim seus credos e suas cerimônias. Embora os escravos fossem proibidos de seguir religiões diferentes das religiões de seus donos, eles conseguiram cultuarsuas seitas escondidas. Como nas senzalas estavam reunidos negros vindos de diversas regiões, obviamente desde então começaram a se reunir os Orixás. Essa união foi reforçada pelos Babalaôs, já que as antigas lendas mostravam ser possível tal união. E assim se fez. Depois do fim da proibição dos cultos africanos no Brasil, os Candomblés continuaram a reunir seus Orixás; diferente da África, onde,até hoje, cada nação tem cerimônias específicas apenas de seu Orixá.
Para fechar essa parte, podemos acrescentar que, como Jesus de Nazaré desceu a Terra para dar seu testemunho e nos guiar por suas palavras, também os Orixás, de certa forma, aqui vieram para mostrar, através de seus atos, como agiriam seus descendentes ou filhos de cabeça.
A criação do mundo segundo as lendas Iorubas
Para...
tracking img