Uma verdade incoveniente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA VERDADE INCONVENIENTE
Autor: Adriano Douglas
O documentário “Uma verdade inconveniente” sobre palestras referentes ao aquecimento global proferidas por Al Gore que tem por finalidade sensibilizar pessoas em todo o mundo para a questão ambiental, tomando como tema central, o aquecimento global.
Al Gore expõe diversos momentos de sua vida pessoal que retratam fatos que o fizeram despertarpara o tratamento dado pelo homem ao planeta terra, o que o remeteu a se preocupar com a conservação do meio ambiente, os fatos rememorados por ele são, o câncer de pulmão que vitimou sua irmã, em função do uso de cigarros, o acidente de carro, quase fatal, que sofreu seu filho e o seu fracasso nas eleições de 2000, para presidente dos Estados Unidos da América.
O documentário gira em torno doderretimento das geleiras do Ártico, das mudanças climáticas no planeta, as inundações em contraste com as secas, demonstrando de forma didática através de pesquisas cientificas e utilização de vários gráficos, a crise global.
A sua apresentação responsabiliza todos os homens pelas mudanças desastrosas do clima, em função da poluição causada pelo homem, que tem agredido a atmosfera e demonstra que oaquecimento global é uma questão econômica e política.
Outro aspecto tratado no documentário é a biodiversidade, Al gore alega que o homem vem destruindo a fauna e a flora de forma irresponsável de tal forma que com mais alguns poucos anos não teremos mais com ter acesso a uma floresta.
Baseado no documentário e em pesquisa sobre o tema podemos perceber que as políticas públicas estão hoje longedo ideal, que o discurso está corretíssimo enquanto que o comportamento social está severamente destrutivo, muito embora as políticas públicas venha contribuindo para o fortalecimento de um sistema de proteção ambiental no Brasil. É sabido que as agências estaduais de meio ambiente atuam com poucos recursos, e dissociadas das demais políticas.

Em relação aos problemas ambientais que temafetado o planeta, a muito anos vem sendo tratados isoladamente, por conta disso coube às Nações Unidas o papel de liderar o debate sobre as questões ambientais globais. E em 1972 em Estocolmo foi realizada a primeira conferência sobre o tema, denominada "Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Humano", que culminou na "Declaração sobre o Meio Ambiente Humano" que elencou uma lista deprincípios de comportamento e responsabilidade, visando buscar soluções para os problemas ambientais, foi elaborado também um Plano de Ação conclamando Organizações não governamentais, líderes de governos e a iniciativa privada para cooperarem nas soluções dos problemas ambientais detectados.
Atendendo ao chamamento, diversos países passaram a criar leis e normas para tratar do tema, assim como foramcriadas agências responsáveis pela administração dos problemas ambientais.
O governo brasileiro cria a Secretaria Especial do Meio Ambiente, em 1973. O estado de degradação ambiental já era crítico em diversas áreas do país.
Através da Lei 6938 de 1981, foi criado o Sistema Nacional do Meio Ambiente, constituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgãos do sistema responsáveis pelaformulação de políticas e articulação inter-institucional.
A base jurídica que versa sobre o tema e trata dos recursos naturais do Brasil data de 1930 e se estende até 1984 sem alterações conceituais que era basicamente regulamentações focadas no desenvolvimento econômico e até hoje, apesar dos avanços nas normas e legislação o capítulo da Constituição Federal de 1988 que trata do tema Meio Ambientemantém-se inalterado.
“Constituição Federal/88, Capítulo do Meio Ambiente (art. 225): garante o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações; estabelece, dentre outros, a obrigatoriedade de preservação e...
tracking img