Uma Verdade Inconveniente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Uma Verdade Inconveniente
O filme é um documentário que fala e transmite uma mensagem de alerta sobre o perigo real do superaquecimento global, bem como suas consequências para a humanidade etodo o ecossistema. De maneira didática, o documentário transmite, por meios de imagens e gráficos, a visão de um pesquisador que foi, também, candidato à presidência dos Estados Unidos da América, AlGore.
De acordo com os conceitos científicos amostrados, a ação do homem está enchendo a camada da Terra – atmosfera - com poluição. A narrativa parte da observação de fotografias antigas doglobo terrestre, de 1968 e 1972, retratadas por satélites em missões espaciais da Apollo 8, Apollo 17 e Galileo, e também fotos antigas e recentes enfocando rios, geleiras, furacões, cidades inundadas elocais de estiagem, entre outras.
Analisando gráficos que mostram a elevação dos índices de emissão de dióxido de carbono, desde 1958, além das bruscas mudanças meteorológicas e climáticas, AlGore lançou um apelo surpreendente com objetivo de tornar consciente a urgência da transformação nos padrões de hábito mundiais. Para ele, “a ação dos políticos é um imperativo moral para admitir asituação do planeta e promover realizações que gerem mudanças”, afirmou o porta-voz da causa ambiental.
Individuais e coletivas, por parte dos cidadãos e, especialmente dos políticos, tais medidas sónão são adotadas como convêm porque existe, ainda, o entrave da crença errônea de que a situação não é “bem assim”, logo, não seria de dimensões tão grandes que pudessem afetar realmente todo o planeta,segundo o argumento.
De acordo com Al Gore, que passou a dedicar-se à uma extensa e mínima pesquisa para provar e divulgar o contrário a fim de convencer o maior número possível de pessoas, osíndices de elevação do dióxido de carbono vêm, sim, aumentando vertiginosamente a cada ano e, atualmente, é possível ver o real impacto dessa condição catástrofe afetando pelo mundo inteiro.
É...