Um verdade inconveniente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Verdade Inconveniente

POLÍTICA OU SOCIAL?

Albert Arnold Gore Jr. nasceu em 31 de março de 1948, na cidade de nasceu, na cidade Washington. É um político estadunidense que foi vice-presidente durante a administração de Bill Clinton, entre 1993 e 2001. É membro do Partido Democrata.

Em 2000 concorreu à presidência dos Estados Unidos e perdeu, em uma eleição marcada por contagempolêmica dos votos, para George W. Bush, apesar de ter tido mais votos populares.

Al Gore é um ativista ecológico, tendo escrito dois livros, A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano (Augustus, 1993, 452 páginas) e Uma verdade inconveniente (Manole, 2006, 328 páginas).

Al Gore recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2007, junto com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU,“pelos seus esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações”. Recebeu ainda o Premio Príncipe de Asturias de la Concordia de 2007, galardão concedido pela Fundación Príncipe de Asturias, na cidade de Oviedo (Espanha).

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore,apresenta em seu documentário uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Usando no mesmo embasamento científico, dando assim uma maior credibilidade ao seu discurso.

O documentário é um retrato de um estudo profundo sobre o futuroque pertence a todos que não conseguem ver, apesar de olhar, ouvir e sentir as respostas dadas pela natureza, diante de tantas agressões sofridas por aqueles que precisam dela para sua subsistência. Um cidadão norte-americano, que mescla, através de palestras, relatos de suas experiências de vida. O que faz toda a diferença é que essas palestras são sobre o aquecimento global e quem as dá é oex-vice-presidente dos Estados Unidos, o democrata Al Gore.

Gore conta, no filme, que diversos momentos decisivos – como o acidente que quase matou seu filho, a morte de sua irmã por câncer de pulmão, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleições presidenciais de 2000 – o despertou para que refletisse melhor quanto as questões ambientais, que influencia de forma valiosa nofuturo da humanidade, pois tem na sua personalidade um homem público e nada melhor que a natureza e o destino do Planeta Terra, especificadamente no meio ambiente, um estudo com fundamento e respostas das catástrofes.

Então, tentando levar informações às pessoas, sensibilizando-as para a questão ambiental, Gore passou a realizar, ao redor do mundo, apresentações didáticas, com muitas referênciasa dados de pesquisas científicas, e ajudando a mobilizar quem estivesse lhe assistindo.

Com um vocabulário simples e direto, Al Gore envolve o público com sua retórica. Mostra slides, gráficos, fotografias, animações. Inclusive adota, por vezes, um tom sarcástico e lúdico em suas falas, descontraindo público e espectadores. As fotos apresentadas são alarmantes e mostram, principalmente, como ogelo e a água estão desaparecendo, de forma nítida, de diversas paisagens da Terra. Elas comprovam ainda que não há segredos e lados obscuros envolvendo o aquecimento global. É simplesmente algo incontestável do ponto de vista científico e conseqüências graves refletindo por todos nós.

Al Gore apresenta no documentário mais importante do ano de 2006, uma visão temerosa quanto ao futuro dacivilização. Trata-se de um alerta para revelar a mensagem que o super aquecimento globlal é um perigo real e imediato. O autor argumenta que é preciso agir agora para salvar o Planeta Terra. É uma campanha para mudar a causa das pessoas de todo o mundo sobre a crise climática que se vive e para criar um senso de urgência em relação a isso. Tem que se pensar em soluções disponíveis para esse...
tracking img