Uma tentativa de compreensão da sociedade, através do entendimento da estrutura familiar, da Teoria das Representações Sociaise do Materialismo Histórico-Dialético.

2207 palavras 9 páginas
RUBEM G. N. DE CARVALHO

ENSAIO: Uma tentativa de compreensão da sociedade, através do entendimento da estrutura familiar (José Roberto Tozoni Reis), da Teoria das Representações Sociais (Serge Moscovicic) e do Materialismo Histórico-Dialético (Karl Marx).

UBERABA
2014

O presente trabalho se propõe a fazer um diálogo sobre a dinâmica familiar e suas influências para a formação da identidade do indivíduo, fazendo referência desde o idealismo alemão, iniciado com Descartes, até o estudo realizado por José Roberto Tozoni Reis. Visando elencar fatores fundamentais para compreender esse raciocínio, o autor deste, resgatou importantes teóricos sociais como Serge Moscovici (teoria das representações sociais) e Karl Marx (materialismo histórico-dialético), fazendo um devaneio sucinto sobre pontos que o mesmo considera como importantes para atingir tal objetivo.
Segundo José Roberto Tozoni Reis, a família tem estado em evidência em muitos estudos, mas é importante ressaltar que se por um lado ela tem sido o centro de atenção principalmente por ser um espaço privilegiado para arregimentação e pela formação da vida emocional de seus componentes, por outro, ela tem chamado a atenção dos sob alguns aspectos, em que se mantém inalterada ou em que apresenta uma grande gama de mudanças. Atualmente, é muito comum ouvirmos termos como "crise familiar", "conflito de gerações", "morte da família". Sendo assim, podemos compreender que ela suscita algumas polêmicas: para alguns, família é a base da sociedade e garantia de uma vida social e equilibrada, uma espécie de célula sagrada que deve ser mantida intocável. Já para outros, a instituição familiar deve ser combatida, pois representa um entrave ao desenvolvimento social. Neste sentido, observamos a família como algo exclusivamente nocivo, visto que acaba sendo o local onde as neuroses são fabricadas e onde se exerce a mais implacável dominação, principalmente sobre as

Relacionados