UMA NOVA AGENDA PARA A ARQUITETUTA – ANTOLOGIA TEÓRICA 1965-1995

904 palavras 4 páginas
Título da resenha: WILLIAM MCDONOUGH Projeto, ecologia, ética e a produção das coisas.
Livro: UMA NOVA AGENDA PARA A ARQUITETUTA – ANTOLOGIA TEÓRICA 1965-1995
Nova York Discurso proferido como sermão por McDonough, em 1993, na Catedral St. John the Divine. Neste capitulo McDonough pretende falar sobre o conceito de projeto em si e apresenta como objetivo principal novos padrões éticos para a profissão do arquiteto, em seguida supõe que a sociedade é capaz de resistir ao pensamento capitalista e nos faz levar em consideração as consequências a longo prazo dos nossos atos. McDonough escolheu a Catedral para realizar esse discurso pois acredita que : "É preciso humildade para ser arquiteto numa catedral, que é uma representação majestosa das mais altas aspirações da Humanidade".
O projeto representa as intenções humanas e ao respeito à terra, “as coisas que fazemos não devem apenas erguer-se do chão, mas retornar a ele,” Ao longo da história os arquitetos trabalharam com dois elementos: MASSA exemplo, as cabanas de adobe, eles usavam materiais como a palha, que é mais resistente, para evitar a perda de calor no inverno e proteger a parte interna do aquecimento do sol durante os dias no verão. MEMBRANA exemplo, tenda negra do beduíno que existe um design que cumpre 5 funções simultâneas; 1. A tenda faz produzir uma forte sombra e reduz a sensação térmica. 2. A tenda é feita de um tecido grosso e cria um ambiente naturalmente iluminado. 3. Quando chove, as fibras incham e a tenda estica. 4. Devido espessura e cor o ar de dentro da tenda sobe e se esvai através da membrana, no qual entra uma brisa fresca de fora para dentro que da a sensação do calor baixar. 5. Podemos enrolar a tenda e ate mesmo levar debaixo do braço.
McDonough diz que a Catedral “é um experimento gótico, que integra a luminosidade intensa e uma membrana maciça” O desafio de combinar luz e massa se desenvolve na arquitetura moderna e é nesse momento que o vidro passa a ser utilizado intensamente, a

Relacionados