Apegoinfantil

6005 palavras 25 páginas
O Apego infantil
Cecília Casali Oliveira
Origens da teoria do apego
Ao longo do século XX a psicologia e a psiquiatria infantil vieram progredindo muito lentamente, envoltas em grandes divergências teóricas, procurando um caminho de compreensão do processo pelo qual a criança se torna um adulto com determinadas características de personalidade. Identificar os fatores subjacentes e estabelecer quanto das experiências da primeira infância estavam envolvidas nesse processo levou um longo tempo e envolveu uma variedade de posturas teóricas e muita polêmica.
A divulgação da teoria psicanalítica por Freud (1905) e seus colaboradores, no início do século, tinha tido a qualidade de introduzir a compreensão de que a vida emocional infantil estabelecia as raízes para a vida emocional adulta. Em sua teoria sobre a formação do psiquismo humano, Freud valorizou o instinto sexual como o motor do desejo humano e os conflitos edípicos como fonte dos conflitos neuróticos, no esforço de compreender a dinâmica psíquica do homem e suas alterações.
Klein (1932, 1948) desenvolveu alguns dos conceitos psicanalíticos, aprofundando a compreensão dos sentimentos de amor e ódio, da ambivalência, do instinto de morte, da agressividade e das fantasias infantis como tendo um peso quase exclusivo na estruturação mental da criança.
Contemporânea a ela, Anna Freud (1977), filha e defensora das idéias de Freud, voltavase à questão da adaptação da criança e do adulto ao mundo externo, valorizando a força do ego para conter os impulsos, em contraste com a postulação teórica de Klein.
Essas duas autoras tornaram-se pólos de uma intensa polêmica teórica que se estendeu desde o início dos anos 30 e atingiu seu auge por volta de 1939, quando se criou uma divisão na Sociedade Psicanalítica Inglesa, entre os adeptos das duas diferentes correntes de pensamento. Aqueles que resistiam a aderir a um dos lados acabaram por formar um grupo intermediário conhecido como 'Middle Group' (Winnicott, 1990). É nesse

Relacionados