Uma noite em cinco atos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alcoolismo: doença a ser evitada |
  |
O álcool, apesar de ser considerado uma das drogas mais poderosas da história, não tem sua venda proibida para maiores de 18 anos. Entretanto, não podemosdeixar de lembrar que trata-se de um químico que causa dependência, levando o usuário a se tornar um doente, um alcoólatra, pois o alcoolismo é doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde -OMS. 

Esta doença se desenvolve em muitas pessoas que, por sua vez, dificilmente aceitam que estão doentes. Podemos dizer que o alcoólatra fica afetado emocional, física e espiritualmente.

Vocêsabia que a ação do álcool é tão devastadora que, pelos estudos estatísticos da OMS, está em terceiro lugar dentre as doenças que mais matam a população, perdendo apenas para as doenças cardíacas e ocâncer?

Outro fato interessante é que o alcoolismo é uma doença primária, não secundária, não sendo causada por outros eventos na vida do dependente. Ou seja, manifesta-se por uma predisposiçãoorgânica do usuário de forma crônica, progressiva, incurável e fatal, tornando, assim, a pessoa dependente. Contudo, alguns pesquisadores tentam provar que o alcoolismo tem como causas principais doençasorgânicas e caráter genético (hereditariedade).

Apesar de mais de 10% da população brasileira acima dos 15 anos já terem problemas com o abuso do álcool, atualmente os hábitos sociais, a cultura, osfatores econômicos e a publicidade incentivam o consumo de bebidas alcoólicas cada vez mais cedo. Por ser "permitido" o uso de tal químico, fica difícil saber quando a pessoa começa a perder o controlesobre a bebida, por isso falar de alcoolismo é muito difícil, pois acaba gerando muitas dúvidas e questionamentos.

Sabemos que beber certamente é um dos costumes mais antigos, como, por exemplo,"mascar fumo de corda". Dentre esses costumes antigos, muitos já deixaram de existir, porém o álcool tornou-se uma marca registrada, mas as pessoas se esquecem de que ele é também um veneno para sua...
tracking img