Livro vestibular ufg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-I Juca Pirama(Romantismo): Sentimentalismo, índio como herói nacional, idealização da pátria e do índio, adj-Minigrafias( Contemporânea ou pos- moderna): Retomada de modelos da tradição literáriabrasileira, como Modernismo(versos livres, curtos, critica social, ironia, humor), Geração de 1945- João Cabral( versos diretos, sem sentimentalismos, sem exageros romanticos ou egocêntricos),poesiapensada e não inspirada, poesia matemática), Concretismo( exploraçao da palavra e sentidos). Ainda tem inflencia de outras artes, como quadrinhos, cinema, artes visuais, vanguardas,etc.
Outraperspectiva contemporanea em Minigrafial é a abordagem metalinguistica e intertextual recorrente.
-Uma noite em cinco atos( Contemporânea): Metalinguagem, intertextualidade, estrutura complexa ecinematográfica da linguagem, denuncia da crise do homem moderno.
-Sargento( Romantismo): O texto tem caracteristicas pre- realistas, pre- naturalistas e românticas. 
Pre-naturalistas: aglomerados humadosmarginalizados( subúrbio, periferia, caricaturas vistas por baixo.
Pre-realista: Denuncias sociais, critica, ironia e humor ao rever o tempo do rei, aproximação com a realidade retratada, visão nãoidealisad( não embelezada) da sociedade, da religião e da mulher, exposição das personagens ao ridiculo e grotesco.
Românticas: linguagem simples e popular, personagens sem profundidade psicologica, final comamor e casamento e não entregues ao curso natural e fatalista do meio social.etivações na linguagem, busca da identidade nacional.
Mãos de cavalo(Contemporâneo): Fragmentação da linguagem, imitaçaoe intertextualização com o cinema, intimismo, sondagem interior, crise identitária.
-Obra completa( Contemporânea): Fragmentação da linguagem, denuncia da crise do individuo moderno e das relaçõe deopressão do modelo capitalista, final em aberto, reflexão sobre a ação, psicologismo.: a maioria esta narrado em terceira pessoa
- Não se esqueçam que no genero dramatico dispensa-se a figura do...
tracking img