Zoologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Zoologia
1- (UFMG) Estes animais costumam estar presentes no dia-a-dia dos seres humanos:

gabarito

Considerando-se esse conjunto de animais, é CORRETO afirmar que todos eles a) pertencem à classe Insecta. b) possuem exoesqueleto de quitina. c) são vetores de doenças. d) têm aparelho bucal sugador. 2- (UFMG) Analise estas características deum animal na fase adulta: • Hábitat: brejos • Trocas gasosas: pele e/ou pulmões • Nutrição: carnívoros • Anatomia da boca: ausência de dentes e presença de língua protátil Considerando-se tais características, é INCORRETO afirmar que esse animal a) apresenta variação de temperatura corporal. b) se alimenta de insetos capturados com a língua. c) se reproduz por fecundação interna e possui ovo comcasca. d) utiliza o oxigênio presente no ar ou dissolvido na água.

1

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Zoologia
3- (UFC-CE) As verminoses ainda acometem uma grande parcela da população, principalmente as de baixa renda. Doenças principalmente como ascaridíase e amarelão (ancilostomose) ainda são bastante comuns, em crianças.

a) Qual a característica comum a essas doenças emrelação ao seu modo de contágio? b) Outras doenças bastante comuns são a teníase e a cisticercose, causadas por vermes do gênero Taenia. Qual a diferença entre essas duas doenças no que se refere ao contágio e ao local de alojamento do

gabarito

parasita? 4- (PUC-MG) Uma esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadaspassando-se a esponja numa peneira. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja. É o processo de adesão celular. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar: a) A agregação celular depende do reconhecimento que se estabelece entre as células e deve ser espécieespecífica. b) A simplicidade celular das esponjas se deve ao fato de elas nãoapresentarem reprodução sexuada. c) Se duas diferentes espécies de esponjas são desagregadas juntas, as células de cada espécie se reagregam isoladamente. d) O alto grau de regeneração celular observado nas esponjas se deve ao pequeno grau de diferenciação celular do animal.

2

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Zoologia
5- (UFV-MG) A chave dicotômica abaixo representa algunscritérios que separaram os principais grupos ou classes de vertebrados. A simbologia (+) indica presença e (–) ausência.

gabarito
Tendo como base a chave representada, cite: a) um exemplo de organismo pertencente ao grupo indicado pelo número I, e a classe

indicada por IV, respectivamente.
b) o número da classe cujos organismos apresentam pele úmida e circulação dupla e incompleta, e o da classe dotubarão, respectivamente. c) duas outras características importantes, além das indicadas, que sejam exclusivas da classe II.

3

EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com

Assunto: Zoologia
6- (UFABC-SP) Um aluno montou uma tabela comparativa entre dois filos de animais invertebrados e pediu para que seu colega de classe completasse com informações, de forma que ficasse correta.

gabarito

a) Aquais filos correspondem os números 1 e 2, respectivamente? b) Que filo indicado na tabela é considerado o parente mais próximo dos Cordados? Que critério da tabela foi utilizado para se determinar esse grau de parentesco? 7- (UFC-CE) A ocupação do ambiente terrestre por parte dos vertebrados levou ao surgimento evolutivo, a partir inicialmente de ancestrais peixes, de vários táxons de tetrápodescomo anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Estes táxons precisaram desenvolver adaptações para enfrentar os desafios representados pela vida fora da água. Entre esses desafios, podemos citar: locomover-se fora da água, sustentar o corpo em um meio de menor densidade e sobreviver em um ambiente sujeito a grandes variações de temperatura. a. Cite adaptações surgidas entre os tetrápodes terrestres,...
tracking img