UMA DAS TEORIAS DA ORIGEM DOS POVOS IND GENAS

351 palavras 2 páginas
UMA DAS TEORIAS DA ORIGEM DOS POVOS INDÍGENAS – Após 500 anos de dominação, eles ainda são aproximadamente 215 nações com 170 línguas diferentes, com culturas diversas entre si, segundo pesquisadores. Entre diversas teorias, a mais aceita é a de que seus ancestrais chegaram às Américas pelo estreito de Bering, originários de regiões distintas da Ásia.
Essa saga, calcula-se agora, começou há 27.500 anos, 15.500 anos antes do que era aceito. A conclusão é que ainda há muito a descobrir, mas não há mais dúvidas de que os índios têm um passado e uma cultura tão grandiosos como de qualquer outra etnia.
A origem histórica das tradições religiosas indígenas como a de todas as religiões nativas perde-se nos tempos da história da humanidade. Todas possuem seus mitos fundantes transmitidos oralmente e revividos por meio dos ritos. É através dos mitos que essas culturas explicam o mundo, o desconhecido, a origem do seu povo e a sua organização social e religiosa. ESTRUTURA DAS RELIGIÕES INDÍGENAS - A estrutura das religiões indígenas é sólida e muito bem elaborada, permitindo a equilibração do homem com o meio intra e extra psíquico. A harmonia deste com a Mãe Terra é condição básica para sua sobrevivência e é, portanto, elemento inseparável de seus ritos e encontro com a transcendência.
RELIGIÕES MARCADAS PELA PRATICIDADE - As religiões indígenas caracterizam-se pela praticidade, tudo gira em torno da experiência do sagrado e não numa fundamentação teórica. O cotidiano da vida está impregnado de religiosidade. A vida na aldeia é vivida de modo contextualizado, a religião é parte integrante da vida.
RELIGIÕES DIFERENTES ENTRE SI - As tradições religiosas indígenas são diferentes entre si, há uma diversidade de povos e culturas que se distinguem no tipo biológico, línguas, costumes, ritos, organização social, etc.
Suas religiões são profundamente marcadas por rituais nos quais os mitos são revividos com intensidade de modo que em algumas comunidades os

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas