Uma breve historia da filosofia - nigel warburton cap. 20,21 e 24 (fichado partes importantes)

666 palavras 3 páginas
Cap. 20 - Uma breve Historia da Filosofia - Nigel Warburton (FICHADO PARTES IMPORTANTES)

Para Kant, a moralidade não diz respeitoapenas a o que fazer, mas também a por que fazer. Aqueles que fazem a coisacerta não o fazem só por causa do modo como se sentem: a decisão precisaser baseada na razão, pois é ela que diz qual é o nosso dever,independentemente de como porventura nos sentimos.

A solidariedade faz parte do seu caráter, mas nada tem aver com o que é certo ou errado. Para Kant, a moralidade não diz respeito apenas a o que fazer, mas também a por que fazer. Aqueles que fazem a coisacerta não o fazem só por causa do modo como se sentem: a decisão precisaser baseada na razão, pois é ela que diz qual é o nosso dever,independentemente de como porventura nos sentimos. Kant pensava que as emoções não deviam se misturar com a moral.

Se o samaritano ajudasse ohomem pensando que com isso iria para o céu, esta não seria, na visão deKant, uma ação moral. Ele estaria cuidando do homem como uma forma dechegar a algum lugar – um meio para um fim. Se o ajudasse somente porcompaixão, não seria nada bom aos olhos de Kant. Contudo, se o ajudasseporque reconhece que faz parte do seu dever e que seria a coisa certa a fazernaquela circunstância, Kant diria que o bom samaritano foi moralmente bom.

Kant afirma que pedir dinheiro emprestado sem a intenção dedevolver seria imoral. A razão pode nos mostrar isso. Seria um absurdo para qualquer um pegar dinheiro emprestado e prometer devolvê-lo mesmosabendo que não seria possível. Esta, mais uma vez, não é uma máximauniversalizável. Faça a pergunta: “E se todos fizessem isso?”.

Cap. 21 Benthan

Bentham afirmava que o importante eram tão somente as consequências. Quantomaior for o prazer ou quanto maior a quantidade de prazer sobre a dor, maiorserá a felicidade

Cálculo felicífico foi o nome que ele deu ao método para calcular a felicidade.Primeiro, descubra o quanto de prazer causará uma ação

Relacionados