Uma breve analíse do relacionamente entre os Japoneses e os Jesuítas no periodo feudal

1717 palavras 7 páginas
ANALISE DE CARTA POR SÃO FRANCISCO XAVIER AOS SEUS COMPANHEIROS EM GOA

Recife
2014
INTRODUÇÃO

São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jasso Azpilcueta Atondo y Aznáres foi talvez o missionário mais importante para a igreja católica. Cofundador da Companhia de Jesus, por causa de suas missões no Oriente, Xavier fora apelidado de “Apóstolo do Oriente” e foi canonizado como o Padroeiro dos Missionários.

Para esse trabalho vamos nos focar em suas viagens ao Japão o qual ele foi o primeiro missionário junto com o jesuíta Cosme de Torres e Padre João Fernandes em 1459 com o objetivo de catequizar e converter o povo japonês. Sobre o povo japonês Xavier escreveu para os padres residentes em Goa em 1549: “Uma coisa vos faço saber para que deis muitas graças a Deus Nosso Senhor: que esta ilha do Japão está muito disposta para nela se acrescentar muito a nossa santa fé. Se nós soubéssemos falar a língua, não ponho dúvida nenhuma em crer que se fariam muitos cristãos. Provera a Deus Nosso Senhor que a aprendêssemos em breve, por que já começámos a gostar dela e declarámos os dez mandamentos em quarenta dias que nos demos a aprendê-la” É possível notar um sentimento positivo nas suas primeiras cartas ao chegar no Japão. A pergunta que pretendo responder é “Como foram as relações iniciais entre os Jesuitas e os Japoneses”
RESPOSTA

Para analisar as relações entre os portugueses e os japonese é importante primeiro entender a situação politica que o Japão se encontrava na época. Em 1467 no Japão, aconteceu a Guerra de Onin, uma guerra civil travada pelo direito de suceder o atual shogun Ashikaga Yoshimasa. O conflito durou 10 anos e se espalhou da capital em Kyoto através do país inteiro levando o Japão a uma situação de caos. A violência somada a atitude complacente do shogun Yoshimasa com o conflito cria uma falta de fé com o atual governo da época o que levou os daimyo, a classe nobre da época, a se

Relacionados