Uma abordagem participativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2984 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Abordagem Participativa para Gestão Empresarial.
RESUMO

Cada vez mais, a empresa compreende a importância de rever os seus modelos de Gestão Empresarial. Partindo de empresas de “classe mundial”, é possível avaliar a aplicabilidade das novas práticas e garantir o crescimento e expansão, de forma rentável e sustentável. A Gestão Participativa incentiva a participação de todos na gestão daempresa, obtendo assim um comprometimento elevado com os resultados. O excesso de “participação de todos” implica no risco de assembléia geral permanente; uma dosagem certa evidencia a “empresa como um ser vivo”.

PALAVRA – CHAVE: Gestão Empresarial.Gestão de Competência. Gestão de Conhecimento.

INTRODUÇÃO

No mundo atual, as questões administrativa, contábil e financeira tornaram-se algoprimordial na gestão de uma empresa. Não basta somente o controle de qualidade do produto final. Este, para acontecer deve estar aliado a outros fatores de gerenciamento da empresa, no qual a questão financeira tem relevância decisória. Seu impacto atinge todos os segmentos da atividade empresarial, desde aquisição e alocação de recursos, até o acompanhamento do desempenho da empresa. Nessecontexto, o desempenho satisfatório das funções dos departamentos administrativo, contábil e financeiro depende não apenas do método utilizado, mas, sobretudo, da compreensão clara da função que deve exercer adequando às novas tecnologias que periódica e seguidamente surgem no mercado. Enfim, a Gestão Empresarial é, objetivamente, um sistema de informações e avaliações, destinado a prover seus usuárioscom demonstrações e análises de natureza econômico-financeira, física e de produtividade, com relação ao patrimônio da entidade, objeto de administração.
A palavra participação vem do latim participatione, que significa “o ato ou efeito de participar, tomar parte, integrar-se”. Neste contexto, a participação é essencial na organização, pois é o processo que valoriza o indivíduo dentro dasorganizações no processo de tomada de decisões sobre diversos assuntos dentro da administração das organizações.
Assim, vê-se o processo de gestão participativa, entendido com um dos campos mais complexos da teoria moderna da administração, uma vez que a gestão participativa é o modelo de gestão que mais se adapta ao novo homem da sociedade atual, ou seja, a sociedade do conhecimento, visto que oindivíduo neste novo foco assume responsabilidades, exerce o direito de opinar sobre as decisões que afetam a sua vida e da sociedade, decidindo pressionar as organizações frente às mudanças ocasionadas pela estrutura administrativa das mesmas.
Portanto, como relata Nunes (2006), as organizações ainda estão adotando uma forma de gerenciamento pertencente a um contexto sócio-cultural que privilegia oautoritarismo e a rigidez comportamental, ou seja, cada vez mais as organizações buscam valores culturais dominantes, mesmo que estas ainda continuem obtendo resultados via adoção de modelos gerenciais obsoletos, o simples bom senso, onde a própria lógica parece indicar que o futuro pertence às empresas que souberem adequar-se a esses novos tempos.
Vive-se em um mundo que segundo Nunes (2006) é ummundo onde os governos não podem mais controlar o que as pessoas fazem, nem onde, nem como, pois não podem mais vê-las nem contá-las, ou seja, um mundo onde os métodos antigos de controle não funcionam mais, isto é, as antigas fontes de autoridade não têm maior poder ou influência. Na gestão participativa, observa-se que é possível aprender, transformar, aprimorar, alcançar, raciocinar e atuar emconjunto ou não, surgindo assim à inovação, fazendo com que os objetivos comuns, que interessam a todos, e aplicam-se aos interesses individuais, proposto pelos relacionamentos que fortalecem o espírito de cooperação, tornando-os imperativo frente a valores baseados em princípios com os quais todos estejam de acordo.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO EMPRESARIAL

Gestão é o ato de gerir,...
tracking img