Um toque de classico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Daniela Aparecida Domingos_201220828 5A

1. Qual é a definição de fato social para Durkheim?
Para Durkheim, fato social é tido como um aglomerado de acontecimentos relacionados àmaneira de agir, pensar, comportar e falar que a sociedade possui, onde as atitudes individuais não são acrescenta em nada, pois um fato social é analisado pela atuação coletiva, enão pela ação particular de cada pessoa que faz parte dessa sociedade, por que são ações de caráter generalizado, uma pessoa não consegue ir contra isso, já nasce predestinado aseguir tais padrões como se fosse uma alienação.
2. Qual é a relação entre este conceito e a definição do autor sobre sociedade?
A sociedade é visto por Durkheim, como um conjunto devalores e regras, onde esses itens são um pouco distintos em relação ao comportamento individualista, pois a o fato social existe por meio das interações entre pessoas, e com issocriando ações coletivas.
3. Dê um exemplo de fato social (que não esteja no texto) e justifique sua resposta a partir das definições desenvolvidas das questões anteriores.
Encontro demotoqueiro é um fato social, pois existem comportamentos e normas bem definidas, por que esse estilo de vida tem seu próprio padrão coletivo de vida, e se aparecer uma pessoa em umcavalo ou algo semelhante, ela não estaria encaixada nesse evento, pois seu estilo de vida iria ser bem distinto do padrão que as pessoas desse grupo estão acostumadas a lidar.
4.Explique de que maneira Durkheim justifica o suicídio como um fato social.
Para Durkheim o suicídio vai alem de atitudes individuais, e vai para campo relacionado ao fato social,pois, para ele, regras e normas cultivadas por grupos que fazem parte da sociedade acabam se afetam entre si, e assim fazendo que certas parcelas de pessoas acabem cometendo o suicídio.
tracking img