Um pouco da arte romanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Um povo que caminha: as peregrinações
-------------------------------------------------
Tímpano do portal ocidental da Abadis de Ste-Foy,França.

No tímpano de Autun, na cena do Juízo Final, todos os mortos saem do túmulo nus como Adão, exceto dois peregrinos que trazem aos ombros as suas sacolas de mantimentos, uma delas marcada com a cruzda Terra Santa e a outra com a concha de Santiago. Sob a proteção desses emblemas, pode-se enfrentar o julgamento de Deus.
Todos vão ou desejam ir em peregrinação, sejam grandes ou humildes, prelados ou príncipes, artesãos ou lavradores. Nessa enorme multidão, vestida com o mesmo hábito tradicional, as classes confundem-se fraternalmente. Há também peregrinos de todas as idades, desde criançasde doze anos até octogenários, todos eles percorrendo penosas etapas. Aguardam-nos dificuldades e perigos sem conta. Em princípio, o caráter sagrado da marcha deveria protegê-los, mas são atacados por salteadores sem fé. A longa caminhada a pé, o cansaço e o frio são rudes penitências. Não há dúvida de que existem cristãos generosos que abrem aos romeiros a sua casa e a sua mesa, chegando amatar  um cisne em honra deles, como se lê na cantiga de Raoul de Cambrai. Não há dúvida de que existem também lugares para abrigar esses errantes de Cristo, como essas abadias de generosa hospitalidade e os “hospícios”, albergues construídos por obras pias. Mas a prova é dura e tem muito mérito aos olhos de Deus.
http://sumateologica.wordpress.com/2009/07/31/um-povo-que-caminha-as-peregrinacoes/
(AIgreja das Catedrais e das Cruzadas, Daniel-Rops, Ed. Quadrante, 1993, págs 81-83)

Esculturas românicas de Soria Santo Domingo.
Este tímpano é um dos maiores expoentes da escultura românica. O que vemos na fachada ocidental da Igreja de Santo Domingo. Está localizada a Calle Medinaceli, 6, no coração da cidade. É um dos mais importantes conjuntos esculturais de românica peninsular com o pórticoda glória de Santiago de Compostela. A Igreja de Santo Domingo é um dos tesourosromânica de Soria. Recorde-se que Sória é uma cidade predominantemente românica. O mesmo se aplica para as cidades de Zamora, Segóvia, Ávila, Toro ou Pedraza. Foi repovoada no final do século XI com habitantes do Norte de Espanha. Seus principais edifícios estão românica e a cidade de Espanha com maior estoqueé românica depois de Zamora, que também é o primeiro na Europa. As outras maravilhas do românico de Soria são os templos de San Juan de Rabanera, Concatedral de San Pedro, San Juan de Duero e as magníficas ruínas da Igreja de São Nicolau. A Igreja de Santo Domingo é o resultado da expansão de um anterior templo construído anteriormente ao ano de 1148, que é quando é mencionada em documentos históricos. Afachada de Santo Domingo tem uma forte semelhança com a Catedral de Notre Dame de Poitiers (França) e Parma (Itália).
Tímpano do portal da Igreja de Santo Domingo, Espanha.

Este tímpano representa o Pantocrator ou Majestade de Cristo, possui uma característica única e é o pai a Cristo em seus joelhos quando normal é a Virgem. Na arquivolta que podemos ver na foto, vemos uma representaçãodos 24 anciãos do Apocalipse, este é um tema comum emarquivoltas do românico e o gótico, junto com vegetais e representações geométricas. As outras arquivoltas narra o Gênesis, feita a partir dos Apóstolos e cenas da Vida de Jesus. Além de sua rica escultura, a Igreja de Santo Domingo tem rosácea maior da arte românica naPenínsula Ibérica, ele tem oito raios lóbulos e o leilão é uma Cruz. Em 1931,a Igreja de Santo Domingo foi nomeado monumento artístico nacional.
http://www.fotoviajero.com/pt/ranking/163-eardrum-em-santo-domingo

Portal do Juízo Final - o julgamento
As igrejas românicas, cujo estilo é anterior ao gótico, são de um período em que o poder da Igreja repousava nas mãos dos monges e abades, iniciadores dos fieis no mistério da fé. Esse domínio se expressa inclusive na...
tracking img