Texto rflexivo sobre o mito da caverna

634 palavras 3 páginas
Texto reflexivo sobre O Mito da Caverna.

O Mito da Caverna aborda diretamente a condição humana perante o mundo, propõe uma reflexão mais aprofundada sobre a realidade, a qual somente poderá ser compreendida em sua plenitude por meio do uso da razão. Podemos interpretá-lo da seguinte forma: A caverna seria o mundo em que vivemos, as sombras das estatuetas seriam as coisas sensoriais e materiais que percebemos, o prisioneiro que se liberta seria o filósofo, a luz exterior dos sol seria a luz da verdade, o mundo exterior seria o mundo das idéias verdadeiras, o instrumento que liberta o filósofo seria a dialética, a visão do mundo real seria a filosofia e aqueles que zombam, espancam e matam o filósofo seriam aqueles que imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro. O mito retrata a tentativa do filósofo (aquele que se libertou das correntes) de orientar os demais homens que haviam ficado aprisionados na caverna, mostrando a eles a verdadeira realidade, a diferença entre o conhecimento e a opinião, que segundo Platão só podemos entrar no mundo das idéias através do conhecimento racional científico e filosófico.

“Assim achegamos a conclusão de que a opinião se forma do mundo apresentado pelos sentidos, enquanto o conhecimento é de um mundo eterno; a opinião por exemplo, trata de coisas belas determinadas; o conhecimeno ocupa-se da beleza em si.”(RUSSEL apud COTRIM 2002, p. 21)

Tal tentativa assume a segunda possibilidade de interpretação do Mito da Caverna, ou seja, como influenciar os homens impossibilitados de ver? Assim, cabe ao sábio ensinar a realidade e governar. Trata-se da necessidade da ação política, da transformação dos homens e da sociedade.
Embora o conhecimento humano tenha evoluído demasiadamente desde os tempos de Platão, o emprego dos mesmos ainda é realizado de forma imprudente por uma grande parcela dos empresários e políticos atuais. Muitos são os que ainda se encontram na caverna, será que estamos presos? ou estamos

Relacionados