Um panorama geral da contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Resumo: O processo decisivo e estratégico dentro de uma empresa é peça chave para atingir o pleno sucesso em suas atividades, e é aí que se encaixa a contabilidade gerencial, que num sentido mais profundo está voltada exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se encaixem de maneira valida e efetiva no modelodecisório do administrador. A contabilidade gerencial é caracterizada como um enfoque no fornecimento de informações para os administradores, no caso, uma ferramenta para a administração. É uma ferramenta necessária dentro dos procedimentos contábeis na contabilidade financeira, contabilidade de custos, na análise financeira, etc. de modo a auxiliar os gerentes na tomada de decisões. O foco atualestá centrado em criar valores consideráveis pelo fornecimento de informações necessárias para o sucesso das organizações, de um modo geral a contabilidade gerencial se vale de outros campos de conhecimentos, entre eles o conceito da administração da produção, da estrutura organizacional e da administração financeira, campo mais amplo de toda a contabilidade empresarial.

Palavras-Chave:Contabilidade Gerencial. Informações. Contador Gerencial. Tomada de Decisão.

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais os responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que a amplitude das informações contábeis vai muito além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais, afinal o custo de manter uma contabilidade completa não se justifica para atendersomente o fisco. Informações relevantes e preciosas podem estar sendo desperdiçadas quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da burocracia governamental. E é no aproveitamento destas informações que surge a Contabilidade Gerencial como ferramenta de gestão.

2 CONCEITOS

Renomados autores e estudiosos da área contábil conceituam a Contabilidade Gerencial das mais diversasmaneiras. Iudícibus (1998, p.21), por exemplo, afirma ser a Contabilidade Gerencial “todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil feito ‘sob medida’ para que a administração os utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho”.
Um pouco mais abrangente é a definição dada pela Associação Nacional dos Contadores dos Estados Unidos da América.“O processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.” (Padoveze, 2000, p.27).

Idêntico a Iudícibus, no conceito de que a Contabilidade Gerencial é aprodução de informações feitas com objetivos definidos está a definição de que:

“A Contabilidade Gerencial é o processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores. O processo deve ser direcionado pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos.” (Atkinson et al., 2000, p. 798).Importante nesta visão é destacar a associação da Contabilidade Gerencial como sendo um processo, ou seja, procedimentos ordenados e contínuos para produção de informações. Portanto, nessa linha de raciocínio, ela existe enquanto processo nos momentos determinados em que está em andamento.
Já em outra linha de pensamento, esta a definição de que:

“Contabilidade Gerencial é o ramo dacontabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial.” (Crepaldi, 1998, p.18).

Nesta definição, o autor defende a idéia da existência da Contabilidade...
tracking img