Projeto multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da
Região do Pantanal - Uniderp Interativa








Projeto Multidisciplinar III




Pedagogia – 5º semestre/2012

Profª Maria Clotilde Bastos


















Lucélia
2012
INTRODUÇÃO

O presente desafio tem por objetivo a elaboração de um projeto para o Ensino Fundamental.
Através de váriaspesquisas foi possível conhecer sobre a aprendizagem baseada em projetos.
Possibilitou-nos o desenvolvimento e a interação no trabalho em grupo.
O desafio consiste em montar um portfólio de trabalho que demonstre o planejamento e a realização de um projeto educativo de curta duração com a utilização de recursos expressivos e formas alternativas de linguagem.
Um projeto educativo é uma propostapedagógica que surge na tentativa de buscar respostas para situações problemas, forçando os alunos a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los.

















ETAPA 1: Leitura dos Textos



Aluna: Márcia

Texto 3 e Texto 5

Aprendendo com projetos

O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma estratégia educacionalque tem inovado e ajudado a resolver algumas das deficiências do ensino tradicional. Uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as suas situações familiares, permitem a integração de situações, favorecendo a diferentes visões do mundo. Uma estratégia pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares, desde a Educação Infantil até auniversidade.
O projeto realiza a construção do conhecimento, onde o aprendiz possa interagir e, construir seu conhecimento, unindo o mundos da escola e da vida.
O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações transmitidas e pesquisadas, em conhecimento, vivenciando o fazer e o compreender e, a construção doconhecimento.
O desenvolvimento do projeto pode servir para o professor trabalhar diferentes tipos de conhecimentos que estão ligados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas; conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.
Os projetos permitem articular as disciplinas, buscam analisar os problemas sociais eexistenciais e contribuir para a sua solução por meio da prática concreta dos alunos e da comunidade escolar.
É possível envolver diversas matérias num projeto, uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações e de construir conhecimento.
Cada projeto apresente particularidades e exija adaptações, devem ser considerados emsua construção:
• Identificação de um problema
• Levantamento de hipóteses e soluções
• Mapeamento do aporte científico necessário
• Seleção de parceiros
• Definição de um produto
• Documentação e registro
• Método de acompanhamento e avaliação
• Publicação e divulgação

Informática para a mudança na Educação

Para obter melhorias nas condições de atendimento às novas gerações, o MECcriou o Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, por meio da Secretaria de Educação a Distância, em parceria com governos estaduais e municipais, destinado a introduzir as tecnologias de informática e telecomunicações – telemática – na escola pública, instalando microcomputadores em escolas e Núcleos de Tecnologia educacional – NTE, que são centros de capacitação de professores etécnicos, além de pontos de suporte técnico-pedagógico a escolas. Tudo para ajudar os educadores a se apropriarem das novas tecnologias, para ajudarem aos estudantes a participar de transformações sociais, participando dos avanços tecnológicos da humanidade.


Aluna: Rosangela

Texto 1

A prática pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos é uma forma de conceder educação que...
tracking img