Um estudo comparitivo entre tecidos comuns e tecidos feitos de pet reciclado e algodão orgânico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM ESTUDO COMPARITIVO ENTRE TECIDOS COMUNS E TECIDOS FEITOS DE PET RECICLADO E ALGODÃO ORGÂNICO














SUMÁRIO



1. PROBLEMA ..................................................................................................... 02

2. JUSTIFICATIVA .............................................................................................. 03

3. OBJETIVOS...................................................................................................... 04

4. PRESSUPOSTOS .............................................................................................. 05

5. REVISÃO DE LITERATURA ......................................................................... 06

6. METODOLOGIA............................................................................................. 09

7. REFERÊNCIAS ................................................................................................ 10












1. PROBLEMA


Tecido feito de PET reciclado e algodão orgânico: Quais vantagens que seu uso traz ao meio ambiente em relação ao uso do tecido comum?




2. JUSTIFICATIVA

Dianteda necessidade de minimizar os impactos ambientais, o desenvolvimento de produtos reciclados é um setor que vem crescendo em alto grau. Porém, é necessário um estudo perante cada produto criado, assegurando métodos de reciclagem e fabricação viáveis que causem menos danos ao meio ambiente. Há também a necessidade de aprimorar os produtos já existentes, tornando-os ecologicamente corretos.Baseado nisto, surgiram os tecidos recicláveis, uma alternativa que visa frear os impactos ambientais providos do setor têxtil. No entanto, sempre é necessário analisar o custo benefício da reciclagem, que pode ser tanto positivo quando negativo. Segundo Thomé, o custo será negativo quando a reciclagem consumir mais recursos naturais do que a produção a partir de matérias-primas ou quando o custoda reciclagem for muito elevado (THOMÉ, 2005 apud WHARTA; HAUSMANN, 2005, p. 6). A importância da realização deste projeto está na necessidade de análise desse custo benefício, apresentando dados para a compreensão de que melhorias esse novo tipo de tecido poderá trazer ao homem e, em especial, ao meio ambiente.
A justificativa pela escolha deste tema está também na grande importância deincentivar a população e empresas quanto à reciclagem do lixo, de forma que o conceito do lixo como algo inútil seja “reciclado”, possibilitando que ele seja visto como fonte de novos produtos. E ainda, o projeto é relevante pois busca a formação das pessoas como consumidoras conscientes, fazendo com que percebam todos os benefícios que isso traz para si e para o meio ambiente e, desse modo,busquem e exijam produtos ecologicamente corretos.



3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL


Esse projeto de pesquisa primeiramente visa analisar os benefícios que o tecido feito de PET reciclado e algodão orgânico traz ao meio ambiente em relação ao uso do tecido comum.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Sensibilizar a população sobre a necessidade da reciclagem e da preservação domeio ambiente;
• Descrever as etapas da produção do tecido reciclado;
• Traçar um comparativo dos impactos causados na produção do tecido reciclado e do comum, desde a produção dos diferentes tipos de algodão (algodão comum e orgânico) até a concretização dos produtos;
• Quantificar os dados encontrados.
4. PRESSUPOSTOS

O algodão tradicional sozinho utiliza cerca e 25 %de todo o agrotóxico utilizado no mundo e, sabendo que os agrotóxicos são altamente poluentes, a substituição pelo algodão orgânico – onde nenhum aditivo químico é utilizado no cultivo - reduzirá significativamente os impactos ambientais. Além do mais, essa substituição ocasionará melhorias na saúde da população, pois cerca de 220 mil pessoas morrem todo ano devido a doenças originadas deste uso...
tracking img