Um estranho e m goa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM ESTRANHO EM GOA: UM ESTUDO SOBRE A INTERTEXTUALIDADE
Cíntia Cristina de SOUZA


O trabalho em questão tem como objetivo analisar os recursos de linguagem da obra Um Estranho Em Goa do autor angolano José Eduardo Agualusa . Assim como primeiro elemento de pesquisa em nosso trabalho faremos a abordagem do enredo da citada obra já que por ser literatura africana contemporânea é poucoconhecida e difundida. Em seguida temos o intuito de analisar/expor algumas reflexões a partir das epigrafes apresentadas em alguns capítulos do romance e a referência ao que será abordado no capítulo que elas antecedem. Também analisaremos as citações presentes no corpo do texto que o autor utiliza para elucidar algumas passagens.
Palavras-chaves: Um Estranho Em Goa; Intertextualidade; José EduardoAgualusa.

APRESENTAÇÃO
A obra Um Estranho Em Goa do escritor angolano José Eduardo Agualusa é marcada fortemente pela presença de intertextualidade, em que ele utiliza de outros textos, poemas e músicas que conversam e elucidam sua narrativa.
Sendo assim nosso trabalho analisará a intertextualidade presente na obra e os dois tipos que predominam as epígrafes que introduzem alguns capítulos e ascitações que estão presentes no corpo do texto. Serão apresentadas também algumas análises sobre a relação desses textos com a narrativa.

A OBRA
Um Estranho Em Goa surgiu por Agulusa ter sido beneficiado por uma bolsa de criação literária da Fundação Oriente aonde ele iria até Goa e deveria escrever sobre o local.
A obra se inicia com um conto do autor presente no livro Fronteiras Perdidas.A narrativa se desenrola com um jornalista chamado José a procura de Plácido Domingo. Então o jornalista viaja para Goa lá conhece pessoas que possuem traços tanto da cultura goesa quanto da portuguesa. Visita e narra lugares, fala da história de Goa, da religião e da sociedade. Um dos lugares narrados é a Feira de Anjuna onde conhece Jimmy um traficante que se torna seu amigo e Lili por quemacaba se interessando e é através dela que chega até Plácido Domingo. Conhece também Lailah e Sam, a primeira uma figura excêntrica, uma mulher com a cabeça raspada e a língua fendida como a de uma serpente.
Encontra-se com Plácido Domingo algumas vezes, que lhe conta alguns detalhes de sua vida. Um dia em uma festa Jimmy lhe oferece uma relíquia, o coração de São Francisco Xavier. Quando marca de seencontrar com Jimmy para pegar a relíquia descobre que este foi assassinado e teve o coração arrancado.Conhece K. Que lhe conta que Jimmy andava muito preocupado. Então José atendendo a um pedido que Jimmy lhe havia dito que se algo lhe acontecesse era para o jornalista regressar ao Brasil, quando já estava dentro do avião José recebe uma caixa e quando a pega em suas mãos logo percebe o conteúdodessa, era algo vivo.
Como é característica do romance moderno não é revelado o que havia na caixa nem quem foi o responsável pela morte de Jimmy, deixando em aberto para cada leitor fazer sua livre interpretação.

INTERTEXTUALIDADE: EPÍGRAFE E CITAÇÃO

A obra Um Estranho Em Goa é permeada pela intertextualidade, isto é, o dialogo que a narrativa faz com outros textos e isso segundoHutcheon faz com que o texto tenha sentido para o leitor que ao ler uma obra identifica leituras já feitas anteriormente ativando assim seu conhecimento de mundo.
Agualusa cita em vários momentos de sua narrativa outros autores e isso para Hutcheon não se caracteriza “como uma redução ou como encurtamento do âmbito e do valor da ficção mas sim como uma ampliação”(1991,169).Para ele a intertextualidadeé uma característica do pós-moderno onde a obra em questão está situada , e essa “pluralidade de discursos” podem estar presentes em um mesmo texto como ocorre no livro de Agualusa que utiliza textos de músicos, poetas, historiadores e outros autores para elucidar sua narrativa e para isso o leitor deve ativar seu conhecimento de mundo não se limitando apenas a área literária mas abrangendo...
tracking img