UM CONFRONTO MORFOSSINTÁTICO ENTRE OS SINTAGMAS E OS TERMOS DA ORAÇÃO

2511 palavras 11 páginas
UM CONFRONTO MORFOSSINTÁTICO ENTRE OS SINTAGMAS E OS TERMOS DA ORAÇÃO

Wagner Batista Carvalho Junior
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo:Este trabalho analisa os sintagmas e os termos da oração, em uma perspectiva morfossintática, tendo como suporte teórico os autores Mattoso Câmara e, principalmente Inez Sautchuk. A análise aqui proposta destinar-se-á a realizar um confronto entre estes componentes da oração.

Palavras-chave:Sintagmas; termos da oração; morfossintática; confronto.

Abstract: This paper analyzes the syntagmas and terms of sentence, in a morphosyntactic perspective, supported by theoretical authors Mattoso Camara and especially Inez Sautchuk. The analysis proposed here will be intended to do a confrontation between these components of sentence.

Keywords:Syntagmas; terms of sentence; morphosyntactic; confrontation.

1 Introdução

Estabelecer uma fronteira entre a morfologia e a sintaxe é objeto de polêmica entre gramáticos e linguistas, e entre eles há os que afirmam não ser possível uma separação entre estes dois campos, adotando como objeto de estudo a morfossintaxe.

De acordo com o seu estudo, Inez Sautchuk afirma que, ao realizar o processo da fala, são escolhidas palavras presentes em um acervo virtual, denominado aqui como Eixo Paradigmático. À medida que estas palavras vão se estabelecendo, mediante leis de construção ou de relação da língua, com as unidades presentes no discurso, tem-se o Eixo Sintagmático. Assim, estabelece-se que o campo de atuação da Sintaxe é o eixo sintagmático e o da Morfologia é o eixo paradigmático. Porém, seria incorreto afirmar que a língua funciona ora paradigmaticamente, ora sintagmaticamente. A língua funciona, na verdade, morfossintaticamente e a forma mais eficiente de estudá-la é a morfossintaxe.

Relativamente ao exposto acima, cabe ressaltar que este estudo parte da forma para o sentido e é, portanto, dessa perspectiva que deve ser avaliado.

2 Os sintagmas

O

Relacionados