Um ai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabulating_Machine_Company
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_hardware#Primeiras_calculadoras_mec.C3.A2nicas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Harvard_Mark_I
http://pt.wikipedia.org/wiki/ENIAC
http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/tmagnetico.html
http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946ibm650.html
http://www.hardware.com.br/artigos/historia-apple/

Há milêniosatrás, o instrumento de calcular era o ábaco, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.
Após o ábaco, em 1622, surgiu a régua de cálculo que é um aparato mecânicoanalógico que permite a realização de cálculos por meio de guias graduadas deslizantes.
Em 1623 Wilhelm Schickard construiu a primeira calculadora mecânica e assim, tornou-se o pai da era da computação. Como sua máquina utilizava técnicas como engrenagens inicialmente desenvolvidas para relógios, ela foi também chamada de 'relógio calculador'. Ela foi colocada em uso prático por seu amigo JohannesKepler, que revolucionou a astronomia. A máquina de Blaise Pascal (a Pascalina, 1642) e Gottfried Wilhelm von Leibniz (1670) se seguiram.
Em 1801, Joseph-Marie Jacquard desenvolveu uma máquina têxtil em que o padrão de saída era controlado por cartões perfurados. O conjunto de cartões poderia ser alterado semalterar a estrutura da máquina têxtil. Este foi um marco na programação.
No final do século XIX, nos Estados Unidos, o estatístico Herman Hollerith idealizou uma solução eficiente para o censo de 1890. Hollerith concebeu diversas máquinas elétricas para a soma e contagem de dados que eram representados sob a forma de fitas de papel perfuradas. Através dessas perfurações, os dados que elasrepresentavam podiam ser computados de uma forma rápida e automática, através de circuitos elétricos. Com esse processo, os Estados Unidos puderam acompanhar de perto o crescimento de sua população. Os resultados do censo de 1890 foram fornecidos três anos depois, economizando-se vários anos de trabalho.
Em 1896, Hollerith criou a Tabulating Machine Company e introduziu inovações em sua descoberta: afita de papel foi substituída por cartões. Estes viriam a ser o elemento básico das máquinas IBM de processamento de dados de algumas décadas atrás. Já em 1911, duas outras companhias, a International Time Recording Co. (de registradores mecânicos de tempo), e a Computing Scale Co. (de instrumentos de aferição de peso), uniram-se a ela, por sugestão do negociante e banqueiro Charles R. Flint,formando-se então a Computing Tabulating Recording Co. - a CTR.
Em fevereiro de 1924 a CTR mudou seu nome para aquele que ocuparia um lugar de liderança dentro do processo tecnológico: INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES - a IBM.
Em parceria com a marinha Norte-Americana, a IBM construiu o Mark I, totalmente eletromecânico, com 17 m de comprimento, 2,5 m de altura e 5 toneladas. Foi o primeiro computadordigital automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América. Ele foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM. Usado para fins bélicos, o primeiro computador automático continha 750.000 partes unidas por, aproximadamente, 80 km de fios.
O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico degrande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
Quando em operação, os complexos cálculos de...
tracking img