Uhhhh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AA_01
Uma das conseqüências das Cruzadas foi a consolidação do renascimento comercial europeu, ao...
expulsar os árabes do Mediterrâneo e ao permitir o domínio do comércio pelas cidades italianas, na região, principalmente Gênova e Veneza.

São aspectos da crise do feudalismo, EXCETO:
a descoberta da América no século XV.
"Rotas e cidades, cidades e rotas não passam de um único e mesmoequipamento humano do espaço (...) a cidade do Mediterrâneo é criadora de rotas, e ao mesmo tempo é criada por elas." (Fernando Braudel - "O Mediterrâneo e o mundo mediterrâneo") Relacionando o texto acima com o renascimento comercial e urbano, podemos afirmar que:
as cidades costeiras da Itália tiveram seu crescimento ligado ao desenvolvimento das rotas comerciais marítimas
Em O RENASCIMENTO,Nicolau Sevcenko afirma: "O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso muitoshistoriadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." A Revolução Comercial ocorreu graças:
às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento
Caracteriza - se como a trilogia da crise do feudalismo nos séculos XIV e XV:
Peste Negra, A Grande Fome e guerras.

AA_02
O renascimento urbano e comercial, ocorrido na Europa, na Baixa Idade Média,provocou profundas mudanças em toda a sociedade medieval. Sobre essas mudanças, considere as afirmações abaixo. I. As chamadas "cartas de franquia", outorgadas pelos reis, fortaleciam a nascente burguesia, uma vez que proporcionavam uma certa autonomia às cidades, libertando-a das obrigações tributárias para com os senhores feudais.
I e III
O processo de crescimento da população urbana não ocorreuapenas no Brasil contemporâneo. Na Europa Ocidental, o renascimento urbano ocorrido na Baixa Idade Média estava relacionado, entre outros fatores,
ao dinamismo das relações de troca e da produção artesanal advindas do renascimento comercial a partir do século XI
Sobre a importância do renascimento urbano e comercial, na fase de transição do feudalismo para o capitalismo, pode-se destacar:
oestímulo à centralização monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo
"Chegou o dia em que o comércio cresceu, e cresceu tanto que afetou profundamente toda a vida da Idade Média. O século XI viu o comércio andar a passos largos; o século XIl viu a Europa ocidental transformar-se em conseqüência disso. Leo Huberman Assinale a alternativa relacionada ao texto anterior.
Orenascimento comercial trouxe o crescimento das cidades, a expansão do mercado e a ascensão de um novo grupo social.

Leia o texto seguinte. "Entre o início do século XII e meados do século XV, por todo o Ocidente se produziu, em graus de fato diversos, uma mutação profunda, ligada à generalização da escrita nas administrações públicas, que levou a racionalizar e sistematizar o uso da memória."(ZUMTHOR, Paul. "A Letra e a Voz: a Literatura Medieval." São Paulo. Companhia das Letras. 1993. p. 28) Considerando o comentário apresentado acima sobre a Idade Média, é correto afirmar que:
o renascimento urbano e o desenvolvimento comercial estimularam o emprego da escrita para além dos mosteiros.

AA_03
Sobre a Carta Magna inglesa de 1215, é correto afirmar que:
foi imposta pela nobrezainglesa ao rei João Sem Terra, limitando o poder real e obrigando-o a respeitar os direitos tradicionais de seus vassalos
Foram inúmeras as conseqüências da expansão ultramarina dos europeus, gerando uma radical transformação no panorama da história da humanidade. Sobressai como UMA importante conseqüência:
a constituição de impérios coloniais embasados pelo espírito mercantil.
No Século...
tracking img