uhauhaua

1416 palavras 6 páginas
O ensino de Matemática: das origens ao ensino clássico Nos primeiros anos de origem, o homem sempre dependia da natureza para todas suas necessidades. Com o passar do tempo, o homem foi desenvolvendo suas habilidades na geometria e na aritmética, com o conceito de números e de várias congruências e habilidades em suas pinturas. A educação dessas primeiras tribos era em que todos tinham o mesmo tipo de educação. Ela era transmitida de pais para filhos, como crenças e atividades no seu cotidiano.

As Origens

Nos primeiros tempos do Paleolítico, o homem vivia da caça da pesca e da coleta de sementes, frutos e raízes, e não tinha nenhum domínio sobre a produção desses alimentos.
As primeiras pinturas rupestres do Paleolítico, ou seja, as primeiras representações conhecidas foram provavelmente realizadas por motivos mágicos, associadas a rituais sagrados.
No período seguinte- o Neolítico- desenvolveram-se a agricultura, a domesticação e criação de animais e a fabricação de novos instrumentos e armas. As pinturas desse período mostram representação esquemáticas, em que eram bastante e utilizadas simetrias e congruências.
Os conhecimentos geométricos, mas também os numéricos foram desenvolvidos desde os tempos primitivos como resposta a determinadas necessidades sociais.
O conceito de numero surgiu, possivelmente, da necessidade de estimar quantidades. O seu desenvolvimento,no entanto, aconteceu de forma muita lenta, desde a percepção de diferenças e semelhanças entre coleções de objetos, até a representação de quantidade, por meio de coleções de pedras.
Pesquisas específicas têm sido realizadas com o objetivo de estudar mais profundamente os conhecimentos matemáticos dessas tribos. Esse tipo de pesquisa, realizada por pesquisadores de vários países, tem sido muitas vezes identificado pelo nome de Etnomatemática.
Nesse tipo de sociedade todos tinham também, os mesmos direitos, inclusive a um mesmo tipo de educação.
As crianças

Relacionados