UbilTrail

5730 palavras 23 páginas
WSCAD-SSC 2009 - X Simpósio em Sistemas Computacionais

Um Modelo para Gerenciamento de Trilhas em Ambientes de Computação Móvel
Jader Silva, João Rosa, Jorge Barbosa,
Laerte Franco
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
{jader, jrs, jbarbosa, laertef}@unisinos.br

Débora N. F. Barbosa
Centro Universitário
La Salle nice@unilasalle.edu.br Luiz Antônio Moro Palazzo
Universidade Católica de
Pelotas
lpalazzo@ucpel.tche.br

denominação de Trilha [6, 11]. As trilhas registram atividades de um usuário nos contextos percorridos, mantendo assim, um histórico de seus deslocamentos e de sua atuação em cada contexto. Esse artigo propõe um modelo para o gerenciamento de trilhas em ambientes de computação móvel, denominado UbiTrail. Nessa proposta, considera-se que a Ciência de Trilhas constitui uma evolução da proposta de uso conjunto de contextos e perfis de usuários [2].
Entre as áreas que deverão ser influenciadas pela exploração de trilhas, destaca-se a Educação Ubíqua
[14, 16]. No cenário educacional, a mobilidade do aprendiz suporta novas oportunidades de aprendizagem. O uso dos perfis de alunos em ambientes cientes de contexto [3] e o aperfeiçoamento automático desses perfis [12] são tópicos de pesquisa recentes. No entanto, a distribuição de conteúdo guiada pelas trilhas dos aprendizes é uma área de pesquisa ainda em aberto. Esse artigo apresenta um estudo de caso onde o UbiTrail foi integrado a um sistema de educação ubíqua (LOCAL [3]) e usado na distribuição contextualizada de objetos de aprendizagem.
O artigo está organizado em seis seções. A segunda seção descreve o modelo UbiTrail, considerando principalmente seus principais elementos e sua arquitetura.
Por sua vez, a terceira seção aborda o uso do UbiTrail na computação móvel, mais especificamente na educação ubíqua. A seção quatro apresenta e avalia os resultados obtidos em um estudo de caso envolvendo o uso de trilhas na distribuição contextualizada de objetos de

Relacionados