ubibi

395 palavras 2 páginas
RESENHA CRÍTICA
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução: Paulo Neves . Revisão da tradução: Eduardo Brandão. 3.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
Autora: Isabella Holanda da Silva. As regras do método sociológico
Tal tradução se baseia na primeira edição de 1895 da obra, Regras do método sociológico, escrita por Émile Durkheim, com as devidas modificações da segunda edição de 1901, publicada pelo autor ainda em vida. Émile Durkheim, sociólogo francês, considerado o “Pai da Sociologia”, nasceu em Épinal, Lorena, em 15 de abril de 1858, estudou filosofia na Escola Normal Superior de Paris. Ele se tornou o primeiro professor na França de Ciência Sociológica.
Tem por objetivo, apresentar os métodos sociológicos e suas regras mais significantes para o estudo dos fenômenos sociais. O sociólogo afirma que “espera ter definido exatamente o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos”. Também estabelece as finalidades e objetos da sociologia. Para Durkheim, os FATOS SOCIAIS (maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo), precisam ser lidados como coisas. Propondo uma separação entre a psicologia e sociologia. O ser coletivo tem uma natureza sui generise (p.5), e a consciência coletiva se diferencia da consciência individual.
Portanto, após definir o FATO SOCIAL (p.2-3) no início de seu livro, o autor constrói os fatores em que o indivíduo está imerso desde que nasce , na sociedade. Levando em consideração as formas para estudar a sociologia como uma disciplina sistematizada, Durkheim define ainda alguns passos fundamentais para a observação do fatos sociais; ‘’É preciso portanto considerar os fenômenos sociais em si mesmo, separados dos sujeitos conscientes que o concebem, é preciso estuda-los de fora, como coisas exteriores, pois é nessa qualidade que eles se apresentam a nós. Se essa exterioridade for apenas

Relacionados