TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS: UMA BREVEREVISÃO DA LITERATURA

1662 palavras 7 páginas
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
DISCIPLINA: GESTAO ECONÔMICA- FINANCEIRA DE PROJETOS

RESUMO DO TEXTO:

TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS: UMA BREVEREVISÃO DA LITERATURA

Constantemente o gestor financeiro se depara com a necessidade de optar em fazer novos investimentos ou obter financiamento ou utilizar recursos próprios.

A boa decisão de investimento se materializa na compra de um ativo real que vale mais do que seu custo. Cumpre identificar se a oportunidade proporciona um valor superior ao seu custo e se encargo da dívida adicional pode ser suportado com segurança.

É fundamental compreender os principais princípios econômicos dos mercadosfinanceiros para poder tomar a decisão de investir e obter financiamento. O primeiroprincípio financeiro básico é que um determinado volume de recursos vale menos amanhãdo que hoje, porque se aplicado começa imediatamente a render juros. O segundo princípiofinanceiro básico é que um recurso seguro vale mais do que um recurso com risco. O gestordeve preocupar-se com o tempo e a incerteza e seus efeitos sobre o valor.

Uma das mais importantes etapas do processo de análise de determinadoinvestimento é a determinação dos fluxos incrementais de caixa deste novo projeto.Oprimeiro passo é identificar o fluxo de caixa livre, ou seja, determinar o resultado após atributação, sem considerar os fluxos financeiros (receitas e despesas financeiras).

Fluxos de Caixa Livre

Uma boa decisão de investimento exige adequada previsão de fluxos futuros decaixa.

Para construção do fluxo de caixa incremental o administrador lida com elementos brutos, fornecidos por especialistas do departamento de produção, concepção de produtos, de vendas, etc. Deve analisar de forma crítica a relevância das informações, se estão ou nãocompletas, se são ou não consistentes, ajustá-las, e finalmente condensar tudo em uma previsão.

O valor de um projeto depende de todos os fluxos de caixa adicionais que se seguem à sua

Relacionados