Técnica de oscilações forçadas na análise da resposta broncodilatadora em voluntários sadios e indivíduos portadores de asma brônquica com resposta positiva.

2353 palavras 10 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CURSO: FISIOTERAPIA
BLOCO: 07
TURNO:TARDE
DISCIPLINA: Clínica fisioterapêutica Pneumo Funcional
PROF.: Isabel Clarisse Alburqueque

TERESINA 2013

INDICE
1. Introdução
2. Metodologia
3. Resultados
4. Discussão e Conclusões
5. Análise Crítica
- Técnicas utilizadas
- Aplicabilidade
- Conclusão do aluno sobre o trabalho, fundamentado outras referências.
6. Referências Pesquisadas

ANÁLISE DE TEXTO CIENTÍFICO
RESUMO
INTRODUÇÃO:
A prova broncodilatadora na espirometria é habitualmente realizada com o uso de quatro jatos de 100 µg de fenoterol ou de salbutamol, de preferência com o uso de câmara de expansão ou de espaçadores, após instruções para o paciente, sendo a resposta medida depois de 15-20 min. Embora a prova broncodilatadora seja realizada sem a utilização de um espaçador (denominada técnica usual) na maioria dos serviços, não há evidência consistente que aponte a superioridade de uma técnica sobre a outra.
É um teste rotineiro nos laboratórios de provas de função pulmonar e tem como objetivo quantificar a reversibilidade da obstrução brônquica após o uso de medicamentos com ação broncodilatadora. A resposta broncodilatadora positiva é uma situação frequentemente encontrada entre os asmáticos. Essa avaliação é realizada usualmente por meio da espirometria. Entretanto, essa técnica requer grande cooperação por parte do paciente na realização de manobras respiratórias, o que pode limitar sua utilização em algumas situações como, por exemplo, em crianças, idosos ou indivíduos com alterações da cognição. Além disso, a manobra inspiratória profunda submete os brônquios a uma situação de estresse, que pode alterar o tônus da musculatura lisa, assim como levar o indivíduo à exaustão devido a sua repetição. Estes fatores podem introduzir dificuldades nos procedimentos baseados na espirometria, o que sugere a necessidade de novos métodos que possam complementar o exame tradicional.

Relacionados

  • artigo asma
    3723 palavras | 15 páginas
  • A importãncia do uso de epi na enfermagem
    310447 palavras | 1242 páginas