TVxInternetCap3

1197 palavras 5 páginas
Cap Conquistando Vantagem Competitiva com SI
Seção Interativa: A TV irá sucumbir à Internet?
A Internet transformou a indústria da música. A venda de CDs nas lojas de varejo vem caindo acentuadamente enquanto as vendas de músicas copiadas pela Internet para iPods e outros players portáteis de música estão decolando. Além disso, a indústria da música ainda precisa competir com milhões de pessoas fazendo cópias gratuitas e ilegais de músicas pela Internet. Será que a indústria televisiva terá o mesmo destino?
O amplo acesso à Internet de alta velocidade, PCs poderosos com telas de alta resolução, iPhones e outros dispositivos portáteis, e serviços avançados de compartilhamento de arquivos tornaram mais fácil e rápida a cópia de arquivos de vídeo com conteúdo de filmes e programas de televisão. É enorme o número de cópias gratuitas, e em geral, ilegais de alguns programas televisivos, mas e Internet também está oferecendo novas maneiras de os estúdios de televisão distribuírem e venderem seu conteúdo, e eles estão tentando tirar vantagem desse conteúdo. O YouTube, que começou em fevereiro de 2005, tornou-se rapidamente o site de compartilhamento de vídeo mais popular no mundo. Embora a missão original do site fosse servir de vitrine para filmes amadores, clipes de filmes de Hollywood e programas de tevê protegidos por direitos autorais rapidamente se proliferaram no site. É difícil avaliar quantos vídeos de conteúdo proprietário de programas de televisão circula no YouTube sem a permissão dos estúdios. Em um processo de 2008, a Viacom alegou que mais de 150 mil clipes não autorizados de seus programas de tevê protegidos por direitos autorais estavam disponíveis no site.
O site desencoraja a postagem de vídeos ilegais pelos usuários limitando a duração de cada vídeo a 10 minutos e removendo os vídeos mediante solicitação do detentor dos direitos autorais. O site também implementou a filtragem por identificação de vídeo e tecnologia de reconhecimento de impressão

Relacionados