historia_tema_47

2568 palavras 11 páginas
A decadência do Império Romano, a conquista final de Roma e a formação dos reinos bárbaros deram início a um lento processo de grandes transformações na vida européia. Transformações que determinaram os traços do sistema feudal, cujas características foram: o declínio das atividades comerciais e artesanais urbanas; a hierarquização social através dos estamentos; a descentralização do poder político em torno dos senhores feudais; a importância do trabalho dos servos, cujos ombros suportavam quase todos os serviços responsáveis pela subsistência material da sociedade.
O Feudalismo foi o modo de organização da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da Idade Média. Ele não foi igual em todas as regiões européias, variando muito de acordo com a época e local.
Elementos que contribuíram para a formação do Feudalismo:
ELEMENTOS ROMANOS
O colonato (sistema de trabalho servil que se desenvolveu com a decadência do Império Romano  o grande proprietário oferecia terra e proteção ao colono, recebendo deste, um rendimento do seu trabalho).
2. A fragmentação do poder político  com o enfraquecimento do poder central romano, os grandes proprietários de terra foram adquirindo crescentes poderes locais.
1.

ELEMENTOS GERMÂNICOS
1. Economia agropastoril  a base da economia germânica era a agricultura e a criação de animais.
2. O Comitatus  instituição social que estabelecia laços de fidelidade unindo o chefe militar e seus guerreiros.
3. O Beneficium  os chefes militares germânicos costumavam recompensar os esforços de seus guerreiros, oferecendo-lhes possessões de terras denominadas Beneficium. Em troca da possessão, o beneficiado deveria oferecer ao seu senhor, fidelidade, trabalho e ajuda.
O PODER POLÍTICO
Houve uma fragmentação, uma divisão do poder político entre os grandes proprietários de terras, isto é, os senhores feudais. Os reis continuaram existindo, mas sem poderes plenos e efetivos. Os senhores, reunindo funções administrativas,

Relacionados