TVC E TRCE DAVID RICARDO

1036 palavras 5 páginas
DAVID RICARDO - TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS E TEORIA RICARDIANA DE COMÉRCIO EXTERIOR

1-O tema comércio exterior principalmente nos países subdesenvolvidos nasceram do modelo clássico de Smith e Ricardo.

2-O objetivo desta avaliação será apresentar a Teoria das Vantagens Comparativas (TVC), a Teoria Ricardiana de Comércio Exterior (TRCE) e romper com os mitos construídos pela revolução marginalista e sua teoria neoclássica de comércio exterior.

3-A TVC de Ricardo se apresenta sob infinitas hipóteses referentes às vantagens dos países em se beneficiar do comércio internacional.

4-Nos dias de hoje vários economistas defendem a abertura dos mercados para o suposto benefício do livre comércio.

5-Os neoliberais desvirtuaram as teorias de Ricardo, transformando-as em vantagens da livre importação, ignoraram as restrições da TVC e esqueceram o verdadeiro conceito da TRCE que tem foco na produção doméstica e na importação e grãos.

6-Compreender Ricardo nos coloca em uma viagem ao passado para os primórdios do século XIX quando ele pressupôs a existência de benefícios (dentro do arcabouço de suas hipóteses) do mercado internacional até então desconhecidos.

A TVC de Ricardo é de uma simplicidade ímpar, pois admite:
- Apenas dois países;
- Apenas dois produtos;
- Apenas um fator de produção, o trabalho;
- Não tem recurso ocioso, ou seja, está a pleno emprego;
- Não considera custos de transporte;
- Não existe circulação de capital.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1-A TVC na verdade é uma dotação de fatores que nos dias atuais acabou conduzindo na prática para uma série de intervenções estatais a fim de assegurar a competitividade de um país em relação a outro, estas intervenções podem ser por exemplo na taxa de juros, nos subsídios ou na taxa de cambio.

2-O exemplo que Ricardo adota para explicar a TVC (tecido e vinho)

Relacionados