Tv digital interativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

ROBERTO CARLOS MENESES SANTOS

TV DIGITAL E INTERATIVIDADE

Trabalho apresentado como exigência parcial para aprovação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico II. |
Santos2012 |
EPÍGRAFE

O fato de que a tecnologia fundada na ciência poderia ajudar a liberar os poderes criadores dosartistas, assim como as faculdades de apreciação do público, e provocar sua implicação interativa (Popperi, 1987, p.204).

RESUMO

O objetivo principal deste trabalho é demonstrar a capacidade do telespectador de interagir com a programação. É abordado o que é interatividade e como essa interação se dá através da TV Digital. No estudo a ser desenvolvido, utilizou-se a pesquisa bibliográfica.PALAVRAS CHAVE: TV Digital; interatividade; set-top-box; TV Interativa.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Características da TV Digital 11
Figura 2 - Comércio Interativo na TV Digital 14
Figura 3 - Padrões de referência do sistema brasileiro de TV digital 18
Figura 4 - Set Top Box 18

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 9
1 O QUE É INTERATIVIDADE 10
2 TV DIGITAL 11
2.1 TV Interativa 12
2.2 AUsabilidade da TV Interativa 13
3 MIDDLEWARE GINGA 15
3.1 Requisitos 16
4 SET-TOP-BOX 18
4.1 Arquitetura do set-top-box 19
4.1.1 Sintonizador 19
4.1.2 Demodulador 20
4.4.3 Receptores 20
4.1.4 Demultiplexador 20
4.1.5 Decodificador de vídeo 21
4.1.6 Decodificador de áudio 21
4.1.7 Processamento de dados 21
CONCLUSÃO 22REFERÊNCIAS 23

INTRODUÇÃO
A televisão, depois de um período de estagnação, segue a tendência mundial do movimento de transformação digital. Fusão entre os mercados de mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), através de um rápido processo de mudanças de plataformas analógicas por plataformas e tecnologias digitais. A convergência digital provoca grandes mudanças na cadeiade geração e consumo de conteúdo. Podemos citar que a produção de filmes, jornais e software, que antes empregavam processos produtivos diversos, tendem hoje a empregar a mesma gama de profissionais e atividades.
Transformações semelhantes acontecerão também com a transformação da TV analógica para a TV digital que já está ocorrendo inclusive no Brasil.
O primeiro impacto, sentido internamentepelas redes de televisão brasileiras, é a substituição do seu parque de equipamentos de captura, edição e transmissão interna de áudio e vídeo analógicos, por similares digitais, visando melhoria da imagem e som.
O segundo impacto a ser sentido pelo conjunto da sociedade, é a necessidade de adoção de um padrão uniforme para codificação, transmissão, modulação, difusão e recepção digital deprogramas.
Em uma etapa mais avançada, quando a TV se tornar interativa, espera-se que venha associar imenso apelo e penetração com capacidade de interação instantânea com milhões de telespectadores e com uma vasta cadeia produtiva de riqueza artística e econômica.

1 O QUE É INTERATIVIDADE
O adjetivo "interativo" tem servido para designar elementos cujo funcionamento permite ao seu usuário algumnível de participação.
O dicionário online Michaelis Uol designa interatividade como: "[...] aquilo que permite, ou é capaz de interação: Televisão interativa"; "Diz-se do sistema de visualização que é capaz de reagir a diferentes entradas do usuário". (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=interatividade).
Os exemplos sobre interatividadeexistem em abundância. No cinema, as poltronas oscilam com o filme. É chamado de cinema interativo. Interativo apenas porque as cadeiras movimentam-se, mas ninguém está interagindo. Na televisão, quando a atração admite possibilidade de respostas dos telespectadores, por telefone ou internet, é chamada de TV interativa. Interativa somente porque as pessoas respondem este ou aquele, sim ou não?
Nos...
tracking img