Tv digital interativa: conceitos e tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Desenvolvimento de Projetos I
07/05/2012
REFERÊNCIAS
http://www.das.ufsc.br/~montez/publications/2004%20MinicursoWebMidia.pdf
Carlos Montez e Valdecir Becker
MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV Digital Interativa: Conceitos e Tecnologias. In: WebMidia e LA-Web 2004 – Joint Conference. Ribeirão Preto, SP, Outubro de 2004.

TV Digital Interativa:Conceitos e Tecnologias

A tecnologia a serviço da sociedade
Quando falamos em tecnologia normalmente estamos nos referindo a melhorias no quotidiano das pessoas. Se uma tecnologia supera a outra, ela é melhor. Esse raciocínio pode até ser correto do ponto de vista tecnológico, pois efetivamente as tecnologias tendem a se auto-superarem, substituindo as já ultrapassadas. Porém, do ponto de vistasocial, as novas tecnologias muitas vezes trazem problemas que as anteriores não tinham, ou que já haviam resolvido. O acesso às novas tecnologias é apenas um exemplo de como essa evolução pode não ser benéfica para todo mundo. Com o passar do tempo e o encarecimento dos novos produtos, passa a ser criado um fosso entre as pessoas com e sem acesso, um apartheid digital hodierno, cuja resolução estálonge da própria tecnologia.

Esse aspecto é agravado com a importância que a informação adquiriu na nova era do conhecimento. Como os produtos digitais são usados predominantemente para gerar, gerenciar e transmitir informações, quem não possui acesso à tecnologia fica automaticamente fora do mundo do conhecimento, entrando num ciclo vicioso criado pela evolução tecnológica e pelasociedade da informação. A evolução da tecnologia na televisão tem uma implicação direta e indireta com a sociedade da informação. Direta porque fornece acesso à informação, que, se de qualidade, e aliada à educação do novo telespectador interativo (chamado por [Becker e Moraes 2003] de “iespectador”), pode ser transformada em conhecimento. A televisão digital não é apenas uma evolução tecnológica datelevisão analógica, mas uma nova plataforma de comunicação, cujos impactos na sociedade ainda estão se delineando. O ministério das Comunicações em uma carta de intenções endereçada à Presidência da República

Cerca de 90% dos domicílios brasileiros possuem receptores de televisão. No entanto, mais de 81% recebem exclusivamente sinais de televisão aberta. A programação transmitida aostelespectadores é uma das mais importantes fontes de informação e entretenimento da população brasileira, ao que corresponde uma inegável responsabilidade no que tange à cultura nacional e à própria cidadania. sentidos do substantivo informação, apenas tomando-a como base e considerando que há mais de 65 milhões de receptores televisivos no país, o que equivale a quase uma TV para cada três habitantes, eque, pelo menos as classes sociais desfavorecidas, têm na TV a principal fonte de contato com o mundo, o brasileiro se informa pela TV. Outra relação da sociedade da informação com a televisão se refere à própria evolução tecnológica como um todo. Como qualquer tecnologia, a informática também tem inúmeras pessoas com acesso a ela e outras, em número bem maior, que estão alijadas do processotecnológico evolutivo. No início, as pessoas não têm acesso à tecnologia porque não a conhecem ou porque não têm condições financeiras. Esse fosso tecnológico se acentua com o passar do tempo porque para as pessoas isoladas da tecnologia fica cada vez mais difícil recuperar o tempo perdido e entrar nesse mundo novo, cheio de informações. Para as pessoas que têm acesso desde o início, a evoluçãoparece natural.
Novas linguagens
Essa nova televisão, chamada de interativa por muitos ou meramente reativa por outros vai demandar uma nova linguagem televisiva, seja do próprio vídeo, ou das aplicações e serviços adicionais que serão oferecidos. A televisão sempre foi unidirecional, com o telespectador totalmente inerte, podendo no máximo mudar de canal; a internet, por natureza, é...
tracking img