Tutorial ftool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tutorial simplificado do Ftool para definição de uma treliça plana visando o concurso de Engenharia Civil – Pontes de Palitos de Picolé
Elaborado por: Samantha de Castro Schuber
Concurso deestruturas nas escolas de ensino médio

Caio Duarte Cerqueira
Grupo PET-CIVIL

Setembro/2009

1. Abra o Ftool. Definem-se aqui 11 botões marcados em vermelho conforme figura que segue.

2. Marque aopção ‘Grid’ localizada no canto inferior direito para pontuar a tela. Certifique-se que o espaço entre pontos tenha uma medida preferencialmente fácil de trabalhar. Dependendo da escala adotada paraos eixos X Y, você precisará dar zoom para visualizar os pontos do ‘grid’. 3. Marque a opção ‘Snap’ localizada no canto inferior direito para restringir o desenho apenas aos pontos definidos pelogrid.

4. Clique no botão (9) e desenhe a ponte, definindo os nós e as barras.

5. Clique no botão (1) para definir um novo material, nomeie o material e clique em ‘Done’. Coloque o valor do módulode elasticidade longitudinal (E) do material. Para a madeira (palito de picolé) E = 7350 MPa. Esse dado só altera os resultados para o caso de estruturas hiperestáticas. Selecione todas as barras eclique para aplicar em todas as barras.

6. No botão (2), clique para definir uma nova propriedade da seção transversal. Em ‘New Label’, coloque um nome e em ‘Section Type’ selecione ‘Rectangle’ (jáque a seção transversal do palito é retangular). Após isso clique em ‘Done’. 7. Defina d=8.4mm e b=2mm, que são as dimensões aproximadas dos palitos que serão usados no concurso. Esse dado só altera osresultados para o caso de estruturas hiperestáticas. Selecione todas as barras e clique para aplicar em todas as barras.

8. Para definir um nó como apoio de primeiro gênero, clique no nó desejadoe em seguida no botão (8). Marque ‘Fix’ em ‘Displac. Y’; após isso clique no botão para aplicar no nó selecionado. Selecione o segundo nó, marque ‘Fix’ em ‘Displac. Y’ e ‘Displac. X’ e clique no...
tracking img