Trabalho biofilmes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
- Engenharia de Bioprocessos
- Microbiologia Geral Experimental
- Prof. Responsável: José Carlos

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO
Isolamento de Microrganismos em Meio Sólido e Técnica do Microcultivo para observação Microscópica de fungos

Camila Carvalho Borges da Silva
Daniela Magalhães Rivelli
Priscila PetroskiOlher
Carla Tatiane Valadares

Alto Paraopeba/MG
(Outubro - 2010)

Sumário

1 Introdução 3
2 Parte Experimental 4
2.1 Materiais e equipamentos 4
3 Procedimentos 4
3.1 Isolamento de microrganismos em meio sólido 4
3.1.2 Isolamento de cultura Pura – Estrias em Placa 4
3.2 Técnica 5
4 Resultados e discussão 5
4.1 Isolamento de cultura Pura-Estrias em Placa 5
4.2 Técnica doMicrocultivo para observação microscópica de fungos 6
5 Conclusão 6
6 Referências 6

Matriz de biofilmes:

Biofilme microbiano é definido como uma associação de células bacterianas e de fungos, fixadas as superfícies, bióticas ou abióticas, inclusas em uma complexa matriz extracelular de substâncias poliméricas (LUCCHESI, 2006), juntamente com os nutrientes capturados para a formação da matriz(HAUN, 2004). As células aderidas são designadas de sésseis, enquanto aquelas livres e dispersas na fase aquosa são denominadas de planctônicas (BOARI, 2008). Quando fixos a um suporte os microrganismos se agregam em biofilmes,que lhes conferem a capacidade de se estabelecer em variados locais e em inóspitas condições nutricionais, além de facilitar a comunicação intercelular através de moléculassinalizadoras (VIEIRA, 1995).
Na década de 1980, houve a suposição de que os biofilmes fossem representados por simples estrutura plana, principalmente 2D, com espessura relativamente constante. Entretanto, um estudo multidisciplinar originou a descrição de vários tipos de estruturas de biofilmes e a formulação de modelos conceituais(CAIXETA, 2008).
Depois de várias investigações, foi possívelafirmar que existem, no mínimo, três estruturas diferentes de biofilme:

* A primeira é a tradicional, plana, visão homogênea da estrutura do biofilme.

* A segunda, denominada de “Modelo do Mosaico Heterogêneo”, foi descoberta utilizando-se microscopia de contraste de interferência diferencial (DIC), para examinar amostras crescidas em superfícies internas de sistema de distribuição deágua. Desta forma os pesquisadores,perceberam montes constituídos de micro colônias de bactérias ligadas umas às outras por substância polimérica extracelular e apresentando colunas envolvidas por fase líquida em que protozoários podiam ser notados.

* O terceiro tipo de biofilme representa o modelo na forma de cogumelo ou tulipa, com estrutura porosa e canais capilares de água, por onde ocorrea distribuição de nutrientes e água (POULSEN,1999 apud CAIXETA, 2008).

Os biofilmes são tipicamente constituídos por água, microrganismos, substâncias poliméricas extracelulares (EPS, Extracellular Polymeric Substances ), partículas retidas e substâncias dissolvidas e adsorvidas (PEREIRA, 2001).
A água é a parte mais significativa da massa total do biofilme, variando entre 70 a 97%, ou mais,da massa total (SUTHERLAND, 2001).
Já os microrganismos representam somente uma pequena parte da massa e do volume de um biofilme (menos de 10%), embora excretem as substâncias poliméricas que representam a fração dominante da matéria orgânica seca do biofilme (PEREIRA,2001).
A estrutura unificadora e protetora dos biofilmes é denominada matriz extracelular ou EPS, a qual é formada em partepelas próprias células e em parte por componentes do ambiente, como proteínas, detritos e matéria inorgânica,portanto é de composição heterogênea e complexa. Embora, sejam os polissacarídeos a prevalecer, a EPS pode também ser constituída por proteínas,ácidos nucléicos, glicoproteínas e fosfolipídios (CAPELLETI, 2006;LUCCHESI,2006;
SUTHERLAND, 2001
).
A matriz extracelular possui composição...
tracking img