Tursimo viking

2193 palavras 9 páginas
------------------------------------------------- -------------------------------------------------
Recensão Crítica

O turismo na Europa, graças à sua diversidade cultural e à imensidão de acontecimentos históricos permitem a criação de produtos e serviços turísticos únicos e distintos, do norte ao sul. O presente artigo debruça-se sobre o turismo inspirado na cultura viking, presente na Europa desde o século VIII.
O autor, Chris Halewood é professor na Universidade de Sunderland (Reino Unido) na área de Estudos ambientais na Faculdade Ciências Humanas. Aficionado pela cultura e herança patrimonial, sempre se mostrou interessado pelo impacto da actividade turística nos territórios. Contou também com o apoio do professor Kevin Hannam, também da Universidade de Sunderland, especializado em Geografia e dedicado ao crescimento e desenvolvimento turístico.
Juntos desenvolveram um texto progressista, pois infelizmente para a nossa investigação turismo viking não é um assunto muito abordado no ponto de vista de mercado turístico, no entanto foi-nos possível notar o recente interesse nesta temática. Assim, o património e o legado que durante séculos os vikings foram deixando são agora (re) vistos como uma mais-valia e produzem-se produtos turísticos que possibilitam uma maior divulgação e promoção desta sociedade.
O estudo do turismo cultural engloba várias temáticas, desde a análise museológica, as paisagens, artefactos importantes e as actividades que se concentram em representar aspectos do passado. No artigo o autor destaca duas perspectivas ligadas ao turismo cultural: as paisagens de nostalgia e a autenticidade encenada.
A primeira perspectiva de Hewison (1987) diz respeito às paisagens de nostalgia, onde o autor explica o crescimento do turismo cultural, referindo que este tipo de turismo oferece uma certa segurança e estabilidade. A segunda perspectiva é a autenticidade encenada de MacCannell (1992), onde o autor explica que existem muitos destinos

Relacionados